ENCONTRO ESPECIALIZADO DO COMÉRCIO DE USADOS

 

Sob o tema “Os novos comerciantes de veículos usados”, esta é a grande novidade desta 30º edição da Convenção ANECRA – Horizonte 20/30 – Que modelos de negócio?” Tudo decorrerá na manhã do primeiro dia da convenção, com o programa a começar cedo com o discurso de boas vindas feito pelo Presidente da Direção da ANECRA, pontapé de saída de uma sessão compacta, mas recheada de conteúdo.

O primeiro tema diz-nos o que vai ser abordado: “O novo comerciante de usados – Mudanças, negócio online e clientes (experiência de compra)”. De seguida, um módulo com o tema “Comércio de Usados – uma atividade mais regulada e mais regulamentada”. Vão ser abordados temas como “os novos desafios lançados pela regulação”, “a figura dos inte5mediários de crédito, como está o mercado a responder?” ou “a importância dos ‘brokers financeiros’”. Dentro deste último tema, destaque para a discussão sobre o que significa ser intermediário de crédito (riscos e obrigações). Depois, será abordado o tema “o controlo sobre o cumprimento dos rácios de solvabilidade/tacas de esforço no crédito ao consumo”, os “Processos de fiscalização e controlo sobre o branqueamento de capitais pela ASAE” e, para finalizar, o tema “o alargar do âmbito de intervenção/fiscalização ambiental”.

Logo de seguida, será abordado o grande módulo “Os Grandes desafios do Comercio dos Usados nos Próximos 10 Anos”. Serão abordados em sessenta minutos nove grandes áreas, a saber: aparecimento de novos operadores, vendas online (amazon); novos conceitos de mobilidade; novas formas de locomoção do produto (garantias, fórmulas de desvalorização), grandes operadores de usados que buscam a rentabilidade nos usados; a (des)valorização do diesel e o impacto dos elétricos; o papel dominante dos grandes operadores (gestora de frota, rent-a-car) na oferta do produto; o impacto do ADAS sobre o comércio de usados; importação de usados; informação estatística sobre o comércio de usados, seguros para as viaturas em stock e, finalmente, a digitalização da venda. O fecho dos trabalhos chegará logo de seguida, com conclusões, oferta ANECRA, propostas e reivindicações ANECRA e, finamente, o Compromisso ANECRA sobre o tema dos Usados, algo inovador e que oferecerá a dimensão e peso que este setor tem nas preocupações da associação. Enfim, mais uma edição da Convenção ANECRA com muitos temas, muita área de discussão e, sobretudo, uma mensagem clara sobre o futuro: não há que o temer, há que lidar com ele.