EVOLUÇÃO DOS PREÇOS DOS USADOS EM PORTUGAL – (SEGMENTO B)

Fruto de uma parceria estabelecida entre a ANECRA Revista e a empresa FleetData iremos em todas as edições da sua revista disponibilizar conteúdos especializados, em particular analises e projeção de valores de viaturas usadas, disponibilizadas por este operador altamente especializado nesta vertente do mercado. Conheça a análise ao segmento b

De forma a fazermos uma abordagem mais quantitativa deste importante segmento do mercado automóvel português (com uma % elevadas das novas viaturas vendidas, bem como de viaturas usadas transacionadas), e que convencionaremos chamar de utilitários ou segmento B, com motor de combustão a gasolina, optámos e escolhemos aquele que é o modelo mais vendido em Portugal, o Renault Clio, na sua motorização de 1.200 cc * e carroçaria de 5 portas.

De forma a mantermos alguma correlação e coerência no estudo optámos por escolher a versão mais económica (menos equipada) ao longo da serie temporal analisada.

Iniciamos a referida análise com um gráfico representativo do que tem sido a evolução do PVP (preço de venda ao publico), que inclui todos os impostos e custos, com exceção dos custos administrativos e legais de matriculação, para viaturas novas no período de 2005 a 2019.

Podemos constatar alguma variação do referido preço em novo ao longo do tempo com valores na casa dos 12.000,00€ em 2006 e 2007 (valores mais baixos) e os quase 16.000,00€ em 2019, o que se explica por fenómenos como a inflação, a disponibilização de viaturas com mais equipamento de serie, sendo muito dele equipamento tecnológico que encarece as viaturas, e o habitual aumento da carga fiscal sobre os automóveis que acaba sempre por ter o seu impacto.

No gráfico seguinte podemos verificar os valores médios, que podemos esperar, no mercado profissional em 2020, para viaturas do modelo e motorização em análise.

O estudo apresenta valores para viaturas dos anos de 2005 ao de 2019, e com quilometragens médias anuais percorridas de 3 diferentes graus de utilização: até 15.000 kms / ano (reduzida); 15.000 a 30.000 kms / ano (média) e mais de 30.000 até 50.000 kms / ano (intensiva), sendo o valor das viaturas penalizado em função de uma utilização mais intensa, como seria expetável, nomeadamente no caso de viaturas mais recentes, onde a diferença da valorização será mais acentuada.

A FleetData é uma empresa Multinacional de origem portuguesa e que opera no segmento do Market Intelligence e em particular no tratamento e análise especializada de valores de viaturas usadas.

As análises efetuadas têm por base a recolha e tratamento de milhares de valores de venda de viaturas no mercado nacional, disponibilizados mensalmente por alguns dos grandes operadores do nosso mercado na vertente B2B, caso das Gestoras de Frota, Rent-a-car, Leiloeiras, Grandes Comerciantes, entre outros.