“O ASSOCIATIVISMO SERÁ DETERMINANTE PARA ENFRENTAR O FUTURO”

Muita experiência vive por trás dos cabelos grisalhos de um homem que dedicou toda a sua vida, desde bem cedo, ao setor automóvel. Cumpre o segundo mandato ao leme da ANECRA com funções executivas, algo inédito. O futuro está ao virar da esquina e lidar com o que aí vem é fundamental, e decisivo, para o setor nos anos à frente. No começo de um novo ano, aqui fica a entrevista que se impunha a Alexandre Ferreira, o atual Presidente da ANECRA.

Olhar para Alexandre Ferreira é olhar para décadas de conhecimento sobre o setor automóvel, ele que começou com tenra idade “mal acabei o curso comercial” entrando naquele que foi o grande empregador dos anos 60 e 70, a Sociedade Comercial e Industrial de Automóveis Francisco Batista Russo & Irmão S.A.R.L, que deu nome à rotunda de Cabo Ruivo e que ainda hoje permanece como “a rotunda do Batista Russo”, mesmo que hoje já só reste a memória.

A partir dai, a sua vida profissional fez-se de permanentes avanços, tendo passado pelas peças e acessórios, fabricação de peças, esteve no “aftermarket”, passou pelo projeto Portaro da Semal e esteve ligado a Hipólito Pires mais de 25 anos. Foi quando decidiu seguir sozinho e esteve na génese de várias empresas tendo vestido a pele de concessionário, importador, gestor, enfim, tocou todas as teclas de um setor que não tem segredos para Alexandre Ferreira.

Tendo sido Vice-Presidente da ANECRA e estando no segundo mandato como Presidente Executivo, o começo de uma nova década com desafios incríveis ao setor, impôs a realização desta entrevista, ou melhor, desta conversa, que abraçou os mais diversos temas.

 

ENFRENTAR OS “VENTOS CONTRÁRIOS” COM A ANECRA

Evidentemente que uma das maiores preocupações reside no posicionamento da ANECRA face a tudo aquilo a que convencionamos designar como ventos contrários contra a marcha de um setor demasiado importante nas sociedades de hoje. “O Mercado Automóvel tem enfrentado ciclicamente grandes e difíceis desafios, tal ocorrerá com maior dinâmica e intensidade nos anos mais próximos” começa por nos dizer Alexandre Ferreira, especificando com as questões como “a Agenda Ecológica (confronto motores de combustão versus elétricos), a inevitável digitalização do sector (dos automóveis, do processo Comercial e do Pós-Venda), as viaturas autónomas, os novos conceitos de mobilidade e respetivos novos modelos de negócio, tais como, das viaturas partilhadas, dos Uber, dos Transportes Alternativos, etc. vêm lançar um desafio gigante aos diferentes operadores no mercado de uma forma absolutamente transversal (pós-venda, comércio, fabricantes, etc.).”

Por isso mesmo, Alexandre Ferreira alerta que “o tempo em que vivemos é de grandes interrogações e muito poucas certezas!” Por isso, para o Presidente, “é precisamente neste contexto de excecionalidade que associações como a ANECRA, assumem um papel, de particular importância no mercado”

Perante este cenário, qual é, então a intervenção, a importância de uma Associação Setorial? Terá essa Associação capacidade para influenciar de forma positiva o desempenho das empresas que estão reunidas nessa Associação? Para Alexandre Ferreira, “a missão de uma Associação como a ANECRA, no caso a maior e mais antiga Associação do Setor Automóvel em Portugal, cuja representatividade está na razão direta do número dos seus Associados, à data cerca de 3500 Empresas, que cobrem todo o país, nas várias vertentes do Negócio Automóvel, nomeadamente Pós-venda, Comércio de Viaturas Novas, Comércio de Veículos Usados ou Comércio de Peças Acessórios e Consumíveis, entre outros, é a de proporcionar aos seus Associados todo o apoio, que melhor permita a gestão da sua atividade.”

Pode assim a ANECRA orgulhar-se do que fez até ao momento. “Claro que sim! É facto, de que ANECRA se pode orgulhar dos seus 109 anos, honrando o passado sempre com os olhos postos no futuro, também pela forma como assumimos o compromisso com os nossos Associados, através do apoio incondicional a vários níveis, que permite às empresas desenvolverem a sua ação, na linha da frente do combate às muitas dificuldades que o mercado coloca.”

 

O TRABALHO DA ANECRA PARA OS ASSOCIADOS

Inevitavelmente, perante um trabalho sério, empenhado e robustecido com a oferta de várias valências e mais-valias para os Associados, tem de haver algum reconhecimento. Alexandre Ferreira responde sem hesitações, lembrando que “a ANECRA, para além das razões que estão na génese da sua existência, tendo como primeira missão a defesa dos interesses corporativos das Empresas suas Associadas, em qualquer fórum e em particular junto das entidades públicas, nomeadamente as que tutelam o Setor, tem paralelamente uma preocupação cujo foco, não menos importante, é o apoio sistematizado aos nossos Associados, com base na capacidade instalada, na sua Sede em Lisboa e nas Delegações do Porto e Leiria, suportada na Competência e Disponibilidade de Profissionais.”

E porque desejam, cada vez mais ajudar os Associados da ANECRA, o seu Presidente destaca, ainda, “numa linha de apoio concreto aos Associados, através de produtos e serviços que possam ajudar a alavancar os seus negócios nas diversas vertentes, a ANECRA tem vindo a estabelecer Acordos e Parcerias, com condições especiais só acessíveis aos nossos Associados.”

 

OS OBJETIVOS DO SEGUNDO MANDATO

Após ser reeleito para um segundo mandato que ainda está longe do seu final, impunha-se saber quais os objetivos deste mandato. “O passado ano de 2019, constituiu-se como um ano de consolidação, mas também de transição, com vista não só ao cumprimento de objetivos delineados para o próximo triénio, para o qual esta direção nas circunstâncias foi reeleita, visando nomeadamente a criação de pressupostos que permitam a sustentabilidade futura da Associação, reforçando os níveis de qualidade, através de uma melhor gestão da capacidade instalada, e a adequação dos nossos meios e da nossa oferta aos novos tempos e aos novos desafios.”

Para que isso seja uma realidade, “em 2019 iniciámos um processo que passa pelo ajustamento da nossa oferta e a nossa resposta às necessidades especificas de cada segmento de mercado, como foram os casos das Ações que levámos a cabo no âmbito do comércio dos usados, que culminou com o Encontro Especializado do Comércio de Usados, realizado à margem da nossa Convenção Anual o qual contou com alguns dos principais “players” deste segmento de mercado, saldando-se por um êxito absoluto, tanto do ponto de vista da adesão e da participação, como do eco que o mesmo teve nas empresas do setor automóvel.”

E se a área dos usados assume papel de destaque no plano de ação da ANECRA para os próximos anos, a associação não se fica por aqui. “Com propósito semelhante relativamente ao Pós-Venda foi lançado um novo produto, o CarData, que tem como principal preocupação ir ao encontro das necessidades específicas de muitos dos nossos Associados que operam nessa vertente, ao disponibilizarmos uma ferramenta online assente em princípios totalmente inovadores no Mercado do Pós-venda em Portugal, através do acesso rápido e fácil a informação técnica de viaturas (um fator cada vez mais importante, em particular face à gradual complexidade tecnológica das viaturas atuais).” Ou seja, a ANECRA sempre a inovar para auxiliar da melhor maneira os seus Associados, naquilo que é o seu “core business”.

 

COMO FOI O ANO DE 2019…

O ano de 2019 foi rico em iniciativas da ANECRA, neste âmbito, e por isso, pedimos a Alexandre Ferreira que nos elucidasse sobre o trabalho da associação ao longo do ano passado. “Consideramos a Dinamização Associativa, fundamental para o cumprimento de pressupostos que se prendem com a necessária proximidade da ANECRA aos seus Associados, e no cumprimento desse desiderato, realizámos em 2019 vários encontros empresariais de carácter nacional e regional (Porto, Aveiro, Covilhã, Fátima e Funchal), podendo afirmar que todos eles obtiveram um êxito acima do expectável, pois no total reunimos cerca de 1.600 empresários e Parceiros do Setor.”

Um sucesso que mostra a pujança do setor e da ANECRA, mas também revelando a necessidade de auxílio e dinamização que os Associados clamam e que a associação tem vindo a satisfazer como salientado pelo Presidente da ANECRA. Aliás, essa dinamização e pujança têm como ponto alto a cada ano, algo que já se cimentou no setor e na vida pública do país, a Convenção ANECRA, que chegou à 30ª edição com o sucesso de sempre.

“É verdade, na senda do que vem sendo habitual, a 30ª Convenção Anual da ANECRA, que se constitui como uma referência para o setor, e seguramente o maior evento organizado por uma associação do setor automóvel em Portugal, foi coroada de êxito, refletiu a nossa preocupação relativamente ao programa da mesma, aos oradores, aos moderadores e participantes nos painéis, escolhidos com grande critério, produzindo por via do interesse da competência e do conhecimento.” Como resultado deste profissionalismo e qualidade na escolha de temas e oradores, a 30ª edição da Convenção ANECRA, bateu “um recorde com mais de 600 profissionais do setor presentes ao longo dos dois dias do evento.”

 

… COMO SER 2020?

Atirado para trás das costas o ano de 2019, é hora de olhar para 2020 e perceber o que aí vem e saber, de viva voz, o que o Presidente da ANECRA quer oferecer no ano que agora começa e que está recheado de obstáculos e incertezas. “Para 2020, a Associação tem um plano bem gizado que toca vários pontos.

Quanto à política de comunicação e marketing, foi elaborado um “Plano de Dinamização Associativa Anual”, com reforço e diversificação de eventos de cariz regional, temático e nacional, complementado com a disseminação de “workshops” específicos, com o objetivo de reforçar a interação com o tecido empresarial do setor automóvel, tanto na área do comércio automóvel, nomeadamente no mercado de veículos usados, como no pós-venda.

Também em termos de comunicação, daremos maior enfase à divulgação das atividades prosseguidas pela ANECRA, junto dos nossos Associados e dos Órgãos de Comunicação Social.” A ANECRA vai continuar a apostar forte na qualificação, pois só qualificando de forma cabal haverá resultados no futuro. “Exatamente por isso, consideramos que a política de qualificação, terá no decorrer de 2020 um papel importante para dotar as empresas nossas associadas das competências e conhecimentos indispensáveis à sua competitividade, pelo que, iremos implementar, com carácter periódico, inquéritos junto dos Associados que permitam a identificação de necessidades formativas, com vista à sua disponibilização, reforçando e diversificando as ações de Formação Profissional Cofinanciada (aproveitamento dos Recursos disponibilizados pelos fundos comunitários de apoio), assim como a Promoção e incremento das ações de formação ‘à Medida’.

 

UMA MENSAGEM AO SETOR

Chegando ao fim desta conversa, inevitavelmente teríamos de perguntar a Alexandre Ferreira, ao homem que conhece o setor melhor que ninguém e que é, hoje, o Presidente da mais antiga associação do setor automóvel, qual a sua perspetiva do futuro que oferece aos empresários do setor. Não se fez rogado e do alto da sua experiência lembrou que “num contexto particularmente difícil, o que nos move é a convicção de que o movimento associativo terá cada vez mais um papel importante na defesa dos interesses do setor, lembrando que por trás das associações, estão maioritariamente empresas e empresários de gabarito, que muitas vezes através de uma notável resiliência, demonstraram que este é um setor vivo e com futuro.”

A ANECRA acredita no setor, acredita nos empresários e por isso esta mensagem de esperança e confiança não poderia ser melhor remate para esta conversa que revelou algo mais sobre o Presidente da Associação, mas também sobre o futuro que pode ter cara feia, mas não é um bicho papão, pelo que o setor em Portugal tem competência, resiliência e a ANECRA para os ajudar a vencer!