INDICATA ANALISA IMPACTO DA COVID-19 NO MERCADO EUROPEU DE USADOS

O INDICATA, líder global em cálculo de preços de veículos usados e análise de mercado, lançou um novo White Paper, com download gratuito, que revela os efeitos a curto, médio e longo prazo da Covid-19 no mercado europeu de usados.

O INDICATA analisa, diariamente, nove milhões de anúncios de veículos usados em toda a Europa, o que lhe permite obter uma visão rigorosa da procura e dos preços de mercado por país. Com base na análise do número de anúncios de veículos removidos da internet, os dados do INDICATA avaliaram a atividade de vendas de veículos usados aos consumidores.

Como seria de esperar a pandemia está já a afetar negativamente o mercado de usados por toda a Europa. Algumas das principais conclusões:

Entre 11 e 18 de março as vendas de veículos usados no norte da Europa caíram 21,5%, enquanto no sul da Europa, incluindo a Itália, a queda foi de 44%.

Taxas de vendas de veículos usados em Itália, França e Espanha. A dramática queda nas vendas de Itália é clara, os volumes de Espanha estão a começar a abrandar e o mercado Francês começou a cair.

Olhando para os países mais pequenos da Europa, há uma diferença marcante entre os mercados. A Áustria fechou a sua fronteira com Itália em 11 de Março e o impacto foi instantâneo. A Dinamarca e a Bélgica implementaram fortes restrições e os efeitos estão a notar-se. Portugal declarou estado de emergência em 19 de Março podendo-se esperar que as vendas de carros caiam rapidamente.


Andy Shields, Diretor Global do INDICATA e autor do White Paper, disse: “A relação entre o aumento do número de pessoas com Covid-19 e as medidas que cada governo tem vindo a introduzir para combater a pandemia já está a ter um impacto prejudicial sobre os revendedores, fabricantes, rent-a-car e gestoras de frotas europeus.”

“Os países enfrentarão desafios diferentes em momentos diferentes e trata-se de munir as empresas com os dados certos para ajudá-las a tomar decisões rápidas, e é aí que os nossos conhecimentos sobre preços entram. Além dos dados específicos sobre o mercado Português que já fornecemos estamos a preparar o reforço da regularidade com que os disponibilizamos. Em breve teremos novidades.” Acrescentou.

O documento analisa ainda como ocorreu a última recessão nos mercados de veículos novos e usados em toda a Europa e como essas mesmas tendências se podem repetir num mundo dominado pela pandemia.

Andy Shields analisou o potencial impacto do Covid-19 em revendedores de automóveis, fabricantes, rent-a-cars e gestoras de frotas usando dados de mercado em tempo real e dados históricos sobre anteriores recessões.

Revendedores e Grupos de Retalho
Os revendedores irão enfrentar desafios significativos à medida que os seus volumes de veículos novos estiverem sob real pressão e, num mercado hostil, a rotação de stock é a arma mais poderosa para defender a rentabilidade.

Os preços dos usados estão a cair e as vendas a diminuir, comprar os carros certos para stock e rever os preços constantemente será a chave para o sucesso.

O Covid-19 reduzirá o tráfego do stand e os poucos clientes compradores estarão ainda mais online. Aumentar o número de leads efetivos da Web será essencial para iniciar o processo de vendas. Os revendedores que implementam ferramentas de avaliação de retomas on-line podem duplicar a sua eficácia online.

Fabricantes e Financeiras de Marca
Os fabricantes e as financeiras de marca enfrentam desafios diferentes, pois são atingidos por volumes maiores do que o esperado de buy-backs. Tomar uma decisão rápida para escoar os veículos antes que as medidas de distanciamento social impactem os preços dos usados exigirá ações ousadas.

Os fabricantes que tradicionalmente escoam o seu stock de veículos usados apenas através da sua rede de Concessionários poderão encontrar um desafio no aumento do volume e na diminuição da capacidade da rede. A fragmentação de volumes por uma ampla gama de operadores não franchisados poderá proteger muito melhor os valores residuais do que acordos de volume com grandes operadores.

As financeiras de marca necessitam de identificar novos canais para venda do número crescente de veículos, incluindo recuperação, onde o histórico de manutenção é menos bem conhecido e produto com valor residual garantido.
A exposição acrescida ao valor residual ditará duas linhas de ação: propor aos clientes trocar de veículo rapidamente, para ajudar a minimizar o risco de valor residual, ou encontrar novos canais de escoamento, potencialmente fora das redes franchisadas.

Rent-a-car
As empresas de aluguer já terão contratado a maior parte de seus volumes anuais com os fabricantes, portanto, será necessário reavaliar os contratos atuais. Em muitos casos, os contratos não serão cumpridos, tal é a queda da procura no sector de aluguer. Isso deixará os fabricantes com um stock de veículos novos não matriculados e, em alguns casos, matriculados prontos para entrega que a indústria de aluguer não quer.

As operações de remarketing das empresas de aluguer devem ser flexíveis. Isso requer basicamente dois recursos:
• A capacidade de expandir rapidamente a base de compradores localmente e encontrar novos canais como por exemplo o online
• A capacidade de identificar o que está a acontecer no mercado através da monitorização da procura e precificação em tempo real

Gestoras de Frotas
O desafio para o setor da gestão de frotas será gerir a atual volatilidade do mercado, respeitando o facto de que pode não haver recuperação de curto prazo nos valores residuais. Em 2008/9, muitas gestoras de frotas prolongaram contratos de veículos. Havendo o risco de os preços dos veículos usados se manterem baixos por um período prolongado, o prolongamento desta vez pode não ser o ideal.

Com os países a implementar restrições em momentos variados, a flexibilidade logística e os dados sólidos do mercado serão essenciais para o sucesso. Os responsáveis de remarketing e operações precisarão de:
• Identificar a mudança locais nos mercados e segmentos
• Monitorizar a dinâmica do mercado de retalho que rapidamente se transformará em oportunidades no mercado dos profissionais
• Expandir rapidamente canais

O White Paper do INDICATA encontra-se disponível para download aqui

A ANECRA é parceira exclusiva do Indicata em Portugal para a divulgação de estatística relacionada com o mercado de usados.