AS 4 MAIORES CONFEDERAÇÕES DO SECTOR AUTOMÓVEL EUROPEU LANÇAM UM MANIFESTO PARA A RETOMA DO SECTOR

As 4 Maiores e mais representativas Confederações do Sector Automóvel Europeu, entre as quais a CECRA – da qual a ANECRA é membro -,  lançaram um Manifesto com um plano de Acção composto por 25 medidas que visam uma Retoma Efetiva e de Sucesso para o Sector Automóvel Europeu, apelando ao lançamento de incentivos na  renovação do parque automóvel como forma de impulsionar a recuperação económica

A Pandemia mundial de COVID-19 representa  um forte impacto na economia, com particular destaque nas  atividades do Comércio e da Distribuição assim como a Manufatura,  a serem fortemente prejudicadas de forma sem precedentes. O setor Automóvel Europeu, que foi particularmente afetado, propõe aos decisores europeus, um plano composto por 25 ações-chave tendo em vista a garantia de um forte reinício do Setor e da economia em geral. Por isso mesmo, visando um conjunto de Entidades decisoras, tanto a nível local/nacional como da União Europeia, este Plano de Ação agora tornado público, procura listar um conjunto de Recomendações tangíveis, de forma a sairmos com êxito da situação de crise em que o Sector se viu mergulhado pelo Corona vírus.

Este importante comunicado é  emitido pelas quatro associações/confederações, que representam toda a cadeia do Sector Automóvel: fornecedores de equipamentos e pneus, fabricantes de veículos, revendedores e oficinas (ACEA, CECRA, CLEPA e ETRMA), que em conjunto, desejam contribuir para uma resposta política à crise provocada pelo Covid-19, que garanta a saúde pública, minimize o impacto na economia e mantenha o foco nos objetivos gerais do nosso tempo: a sociedade digital e neutra em carbono.

Como parte do plano de ação, o Setor exige o lançamento de Planos Coordenados de Renovação de veículos para todos os tipos e categorias em toda a EU, uma vez que acreditam que isso irá impulsionar a Procura Privada e também a Empresarial, apoiar a recuperação económica em geral e, simultaneamente, acelerar o rejuvenescimento da frota de veículos nas estradas da Europa. Os incentivos à compra e ao investimento devem basear-se em critérios semelhantes em toda a Europa, com base em financiamento nacional e da UE.

A ANECRA, sendo a mais antiga e mais forte Associação do Sector Automóvel em Portugal e também membro da CECRA, apoia este plano e a importância da sua divulgação.

Poderá consultar aqui as 25 medidas propostas.