VALORPNEU | ATIVIDADE CAI 27% NO 1º TRIMESTRE DE 2020

No 1.º trimestre do ano, a atividade da Valorpneu registou um decréscimo de 27% no total de pneus recolhidos e valorizados face ao período homólogo do ano anterior. Das 13.388 toneladas de pneus recolhidos e valorizados, foram recicladas 9.130 toneladas e valorizadas energeticamente 4.258 toneladas de pneus usados. Estes resultados não foram animadores e alertaram o mercado. A agravar esta situação está a falta de visibilidade do que vai acontecer até ao final do ano.

Segundo Climénia Silva, diretora geral da Valorpneu: “O 1.º trimestre de 2020, em termos de pneus recolhidos e valorizados, foi o 1.º trimestre mais baixo desde o ano seguinte ao do início de funcionamento do SGPU, ou seja, desde 2004 inclusive”.

Já 2019 foi um ano muito exigente para a Valorpneu, mas também muito gratificante, por ter sido o primeiro ano completo de vigência da sua nova licença, que exigiu desta entidade gestora um esforço considerável no sentido da renovação dos vínculos contratuais com os produtores, centros de receção, recauchutadores e outros valorizadores do sistema, bem como no estabelecimento de contratos com comerciantes e distribuidores e ainda numa resposta adequada aos novos requisitos e condições impostas.