ENTREVISTA ALEXANDRE BARBOSA “O DESPORTO SEMPRE FEZ PARTE DA MINHA VIDA”

De calções andava no meio da oficina do pai, cheirou todas as fragâncias do automóvel na oficina e, inevitavelmente, acabou a estudar engenharia mecânica tendo viajado até Turim para um projeto a meias entre a Fiat e a faculdade de engenharia. O futuro passou, sem surpresa, pela ANECRA, sempre com tempo para o desporto.

Para quem como eu nasceu no mundo dos automóveis, percebo porque é que a paixão do automóvel invadiu o Alexandre Barbosa. Sempre esteve ligado aos automóveis por via paterna e os estudos seguiram a via da engenharia. Está ligado à ANECRA desde 1997, com uma paragem de 9 anos pelo meio que se dedicou a outros projetos, tendo regressado em 2016. Uma vida (quase) toda dentro da Associação que corre paralelamente à paixão pelo desporto que pratica com afinco através de uma Disciplina nada fácil, o Traitlo! Vamos ficar a conhecer um pouco mais do Alexandre Barbosa.

FALE-NOS DO SEU PERCURSO DE VIDA, COMO CHEGOU AO SETOR AUTOMÓVEL

Sempre estive ligado aos automóveis. O meu pai era Bate-chapas e tinha uma Oficina de Automóveis. Desde miúdo que o acompanhava e o ajudava, enfim, fui durante muito tempo o “ajudante de chapeiro”. Segui, a nível académico, Engenharia Mecânica, fiz Erasmus em Turim e entrei na ANECRA em 1997.

Sai em 2007 para desenvolver o projeto Rino, para 9 anos depois regressar à ANECRA. Enfim, estou ligado ao automóvel e às oficinas desde que me conheço.

COMO CHEGOU À ANECRA E COMO TEM SIDO O SEU PERCURSO NA ASSOCIAÇÃO

Comecei por assegurar as funções no Gabinete Técnico da ANECRA na ZONA Norte e posteriormente assumi o papel de Diretor Comercial da Servinecra. Como referi acima, sai em 2007 para desenvolver o projeto RINO, mas nove anos depois estava de regresso à casa que me viu nascer profissionalmente, assumindo o papel de Diretor de Desenvolvimento de Negócio da SERVINECRA.

E OS DESAFIOS, SÃO MUITOS?

Dentro da ASSOCIAÇÃO os desafios são constantes. Todos os dias aparecem novos projetos e ideias para explorar, nas mais diversas áreas, o que torna a ANECRA / SERVINECRA num projeto extremamente ambicioso e dinâmico. Toda esta envolvência e dinamismo ajudou a criar o profissional que sou hoje. Reconheço que a organização, o método e o rigor, foram a melhor escola que poderia ter tido.

COMO ENTRA O DESPORTO NA SUA VIDA?

O desporto sempre fez parte da minha vida. Joguei cerca de 20 anos Hóquei em Patins e posteriormente dediquei-me ao Ciclismo, sempre na ótica de amador e apaixonado pelo desporto, mas sempre participando em provas e desafios. Depois um amigo lançou-me o desafio de participar no “Ironman”.

O “IRONMAN” ESTÁ LIGADO A ALGUMA DAS SUAS EXPERIÊNCIAS NO DESPORTO?

Bom, para quem não sabe, um “Ironman” é um Triatlo de longa distancia constituído por três segmentos: 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e finalmente 42,195 Km de corrida, o que corresponde a uma Maratona.

DITO ASSIM, PARECE DURO. FOI MUITO COMPLICADO?

Bom, se pensarmos que tudo começa com NATAÇÃO e que na época não sabia nadar… (risos)

MAS… COMO É QUE NÃO SABENDO NADAR, FOI FAZER UM IRONMAN?

Foi assim um desafio brutal. Tive de aprender a nadar para enfrentar 3800 metros em águas abertas. Consegui e um ano depois veio o meu primeiro Ironman, e já vou com três realizados com estas distâncias – Hamburgo, Roth e Barcelona e uma série de Triatlos de menor distância que serviram de preparação.

O meu melhor registo nesta distância são 10h55m. No ano passado participei igualmente no Campeonato do Mundo de Triatlo de Longa Distância, que foi uma experiência inesquecível, uma vez que foi em representação das cores nacionais.

Este ano tenho previsto fazer o Ironman de Cascais, o primeiro em Portugal nesta distância e no “half Ironman” de Marbella (metade do de distância máxima).

Clique aqui para ler a entrevista

COMO OLHA O FUTURO DA ANECRA E DO SETOR?

Sempre vi a ANECRA como um Parceiro imprescindível para as empresas do setor, uma entidade que garante a informação e a formação necessária para garantir a sustentabilidade dos seus Associados.

O meu papel na Associação é também muito este, ler e interpretar as necessidades dos nossos Sócios e aproveitar o potencial que as 3500 empresas Associadas nos confere, para negociar as melhores condições possíveis, seguramente melhores que estas conseguiriam individualmente. Através da SERVINECRA, esta Oferta torna-se cada vez mais extensa e vai desde os Seguros, aos Equipamentos Oficinais, aos Serviços de SST, Formação à Medida, Dados Técnicos, Candidatura a Programas de Apoio, etc, etc.

A ANECRA tem assim um papel fundamental em defesa do Setor e dos seus Associados e vai muito para além da sua vertente associativa, assumindo-se cada vez mais como um Parceiro abrangente e fundamental no dia-a-dia das empresas.

Exemplo de tudo isto é o apoio que a ANECRA tem vindo a prestar aos seus Associados relativo ao surto COVID-19, disponibilizando toda a informação relacionada com esta temática, tanto ao nível técnico, jurídico e económico, bem como a defesa dos direitos das empresas junto das Instituições Governamentais.

QUER DEIXAR UMA MENSAGEM AOS ASSOCIADOS DA ANECRA

Numa altura destas, resta-me desejar a todos as empresas a melhor sorte do mundo. Acredito que tudo vai correr bem e que a ANECRA será uma peça fundamental neste caminho que nos levará de volta à normalidade.

Tenho a certeza que esta proximidade que a ANECRA tem para com os seus associados sairá ainda mais reforçada.