CUIDADOS A TER COM HIGIENIZAÇÃO DOS ESPAÇOS

A limpeza nestes momentos, tornou-se uma questão de máxima relevância e atualidade. As imagens e a dinâmica das tarefas de limpeza transmitidas pelos meios de comunicação nos últimos meses, claramente impactaram a mentalidade de todos nós como consumidores e é claro que agora ela está recebendo atenção e importância extraordinárias.

Tornou-se uma das diferentes medidas de proteção coletiva, como o distanciamento social, o uso de luvas, as máscaras ou o gel hidroalcoólico. Durante este período, testemunhamos a uma febre pela desinfeção, em certa medida descontrolada, onde se tenta desinfetar tudo e que evidentemente acabou promovendo inadvertidamente uma falsa sensação de segurança contra um inimigo invisível, do qual queremos protegermo-nos, através de todos os meios possíveis.

Foi e está sendo uma aprendizagem para todos e à medida que percorremos o caminho da recuperação da atividade, torna-se necessário analisar que dinâmicas devem ser incorporadas em nosso quotidiano, o que procuramos com essas dinâmicas e como em qualquer atividade econômica, com que eficiência devem ser geridas as nossas atividades, por forma a alcançar resultados concretos, com um custo total, ambiental e operacional controlado e sustentável.

Para a indústria da limpeza profissional, também está sendo uma mudança profunda, uma vez que isto geralmente tem sido considerado uma despesa e não um investimento, com um foco muito acentuado na sujidade visível e nas sensações associadas (odores …) e não na sua indefectível relação com a higiene (limpeza do que não se vê) ou a segurança.

Neste ponto, é necessário respirar e introduzir alguma reflexão. A limpeza é uma das muitas atividades que geralmente são percebidas quando o que ocorre é, geralmente, a falta dela. Um mau sentimento de limpeza também transmite falta de confiança, cuidado, organização, preocupação com detalhes, qualidade e controlo.

Antes desta situação da COVID-19 já se sabia que a limpeza ineficiente é dispendiosa para as organizações, tanto para os seus clientes internos como para os seus clientes externos: Por conseguinte, uma das lições a retirar desta situação é que é necessário implementar sistemas de limpeza eficientes e sustentáveis, aumentando o resultado higiénico e controlando o custo total operacional.

Não podemos pensar que para manter um nível higiénico adequado temos que desinfetar tudo. Não é verdade, é ineficiente, é caro, poluente e tem muitos riscos para a saúde associados. A limpeza é uma tecnologia e está longe de ter algo a ver com magia e resultados simples. Quando a limpeza deve proporcionar higiene, torna-se ainda mais necessário contar com verdadeiros especialistas.

Os meios de comunicação transferiram, como habitualmente, uma mensagem simplista e fácil de transmitir. Pensar que a melhoria da higiene é simples e que é alcançada rapidamente por meios imediatos, simples e com pouco esforço está longe da realidade. Quando os meios que têm de suportar uma melhor higiene, como a luz ultravioleta, o ozono, a pulverização ou nebulização de biocidas se convertem em “o recurso milagroso” que nos garante os mais altos níveis de higiene, estamos a atuar mais sobre a falsa sensação de segurança do que sobre um verdadeiro conceito profissional de limpeza. Ou seja, resultados mensuráveis são obtidos.

  • A luz ultravioleta deve ser especial, requer um certo tempo de atuação e não permite a presença das pessoas no local de aplicação.
  • O ozono necessita de uma quantidade bastante elevada gerada por hora, é necessário remover as plantas, não é possível aplicá-la na presença de pessoas e é necessário ventilar bem a sala antes de ser reutilizada.
  • Os desinfetantes para serem eficazes, requerem uma dosagem precisa, um tempo de atuação específico e uma maneira concreta de aplicar.
  • A aplicação de desinfetantes por meio de pulverização ou nebulização não é recomendada para o COVID-19. (fonte: WHO em 15 de maio de 2020)
  • Os desinfetantes usados no exterior, nas ruas, calçadas, mercados … … não são eficazes. (fonte: WHO em 15 de maio de 2020) Mais informações preliminares publicadas em 15 de maio pela WHO, indicando quais os processos não recomendados para o COVID-19:

Para que estes sistemas ajudem a melhorar a higiene, devem ser aplicados em superfícies previamente limpas em profundidade. Uma das situações que tivemos oportunidade de verificar nestes meses, é a falta de conhecimento que existe entre limpeza e a desinfeção. São processos diferentes que perseguem objetivos diferentes e se complementam. Em muitas ocasiões, as técnicas de desinfeção têm sido utilizadas sem a implementação prévia de processos de limpeza.

Sublinhe-se, que não é possível obter um melhor estado higiénico utilizando técnicas de desinfeção, se antes não tiver sido efetuada uma boa limpeza completa. Ou seja, se aplicarmos uma técnica de desinfeção numa superfície que não foi completamente limpa antes, não atingimos o nosso objetivo e, por conseguinte, o esforço em recursos, tempo e dinheiro investidos não irão trazer o resultado que procuramos. Melhorar os resultados higiénicos passa por aumentar a frequência de limpeza e utilizar sistemas que impeçam a contaminação cruzada entre superfícies. Não faz sentido utilizar tempo e dinheiro em desinfetar uma estância em que, antes do processo de desinfeção, decidimos, por exemplo, varrê-lo à mão.

Uma limpeza eficaz em profundidade elimina em 90% a carga de microrganismos em uma superfície e muitas vezes é suficiente para ser complementada por uma ação subsequente de desinfeção em superfícies previamente limpas.

A mecanização das atividades de limpeza supõe uma clara melhoria tanto na qualidade da limpeza e higiene obtida, quanto na significativa redução do tempo gasto com os funcionários na limpeza manual. E esses tempos são muito necessários para aumentar a frequência de limpeza e manter os custos operacionais sob controle.

A limpeza de um pavimento com uma lavadora compacta que limpa sempre com água limpa e detergente, recorrendo a um depósito diferenciado para a água suja, pode limpar cerca de 450 m2 / h. Com uma esfregona industrial, a produção máxima é de 260 m2 / h e a cada escorrimento de água, ela é contaminada entre 18-20%. Se queremos realmente melhorar a higiene nas instalações, é necessário considerar seriamente os parceiros adequados que lhe permitam estudar que parte das suas operações de limpeza devem ser mecanizadas, obtendo também uma redução significativa do custo total operativo e do consumo de recursos naturais.

Temos uma verdadeira oportunidade para extrair todos os benefícios que a melhoria da limpeza oferece à nossa organização, aos nossos colaboradores e à consideração que os clientes têm de nós. Pensar que esta pode ser uma “moda necessária” é basicamente uma abordagem muito incompleta e até a preocupação com uma possível reabertura nos meses de outono, nem deveria ser a principal razão para considerar seriamente fazer as coisas corretamente de uma forma sustentável e economicamente viável.

A limpeza aumenta a sua produtividade, reduz os acidentes de trabalho, melhora a qualidade de vida dos seus funcionários e permite que seja mais competitivo. O valor da limpeza pela ISSA

  • Média de 7,7 dias por ano em baixas médicas para os seus funcionários.
  • Ausências não planificadas reduzem a produtividade em 54% e as vendas até uns 39%
  • Em umas instalações limpas, os utilizadores reduzem em 80% as possibilidades de apanhar uma gripe ou um resfriado, além de reduzir o absentismo até uns 46%.
  • Os trabalhadores são entre uns 2-8% mais produtivos em um ambiente de trabalho limpo.
  • Limpeza é o valor mais importante na escolha de um estabelecimento, como os restaurantes de fast food, acima da velocidade de atendimento.
  • 60% dos compradores compram mais em uma loja limpa.
  • 94% dos clientes evitarão regressar a um estabelecimento com os sanitários sujos.

No sector automóvel, é também importante assegurar uma melhor higiene, tanto para os clientes finais como para o seu próprio pessoal, que passam muitas horas nas instalações e precisam de ter um ambiente de trabalho seguro e higienicamente limpo. As situações que podemos encontrar são várias e em diferentes níveis:

ÁREAS DE OFICINA DE CONCESSIONÁRIOS, ÁREAS COMUNS E EXPOSIÇÃO

Uso das medidas de proteção individual recomendadas: luvas, máscaras, entre outras. Evite o uso de uma vassoura ou soprar com um compressor de ar se for necessário recolher sujidade solta, presente no pavimento (serradura, terra, folhas…) usando para tal, uma varredora com uma filtragem de 99,9% ou um aspirador com um sistema selado de filtração multicamadas com filtro HEPA certificado EN 1822. É a maneira de estar seguro que a sujidade recolhida e os contaminantes associados são contidos sem voltar de novo para o exterior. Evite o uso de uma limpeza manual. Quando a água do balde está contaminada com água suja, demonstra-se a falta de higiene obtida na limpeza diária. De acordo com um artigo de investigadores canadianos, passar a esfregona era o equivalente a uma “pintura diária de pavimentos hospitalares com espessas suspensões de…organismos”.

Num escritório é aconselhável não varrer, mas sim, utilizar um aspirador com sistema selado de filtração multicamadas com filtro HEPA certificado EN 1822, com bocal especial para pavimentos duros e tapetes. O uso frequente de um aspirador com uma filtragem corretamente selada e certificada evita devolver ao meio ambiente contaminantes que são a causa de alergias e contaminação cruzada, enquanto reduz significativamente o nível de poeira acumulada em poucas semanas de uso.

ZONAS EXTERNAS DE CONCESSIONÁRIOS

Uso das medidas de proteção individual recomendadas: luvas, máscaras, entre outras. Quanto melhor for a limpeza da área exterior do concessionário, menos sujidade será suscetível de entrar nas instalações. A limpeza do pavimento exterior ao acesso à oficina ou à área de exposição, deveria ser frequente, evitando gerar pó no seu meio-ambiente através do uso de varredoras compactas com aspiração ou aspiradores industriais com sistemas de filtragem mínimo de 99,9% das partículas inferiores a 2 mícron. Também é recomendável aspirar com frequência os tapetes de entrada da exposição, para os quais recomendamos o mesmo equipamento com filtragem selada e certificado EN 1822 de 99,97% de partículas de 0,3 mícrons que é usado em escritórios, mas equipado com um bocal para tapetes.

LIMPEZA DO INTERIOR DO VEÍCULO:

Uso das medidas de proteção individual recomendadas: luvas, máscaras, entre outras. Recomenda-se verificar as condições do filtro de habitáculo e limpar as chaves do carro com frequência. Em um estudo publicado na EEUU, com uma pesquisa sobre 1.000 motoristas, é possível ler:

  • 32% dos entrevistados limpam o interior do carro apenas uma vez por ano.
  • 20% comem no carro pelo menos uma vez por semana.
  • O volante é apresentado: 6 vezes mais sujo que o ecrã de um telemóvel, 4 vezes mais sujo que o assento de um sanitário público, 2 vezes mais sujo que os botões de um elevador.

Na limpeza do interior do veículo, á que dar especial relevância à redução de quantidade de sujidade solta, terra e pó presente no habitáculo e bagageira. Para isso, é aconselhável utilizar aspiradores potentes que tenham um alto nível de filtragem certificada que impeça a difusão de contaminantes para o ambiente e que disponha de sistemas de limpeza de filtros para tornar frequente a limpeza deste elemento essencial, permitindo que a potência do aspirador não seja reduzida e impedindo que os operadores sejam expostos a sujidade e contaminantes acumulados nele. Também para maximizar a higiene durante todo o processo, recomendamos o uso de sacos de aspiração profissionais, feitos de fibras sintéticas de alta capacidade e longa duração, para que o processo de esvaziamento seja realizado higienicamente, protegendo os operadores de entrar em contato com o material recolhido e evitando a contaminação do meio ambiente no processo de esvaziamento.

Recomenda-se também um kit especial para a limpeza de veículos, que permita alcançar os espaços entre os assentos, escovas especiais para áreas do tablier e grelhas de ar, bocais especiais para a limpeza das tapeçarias e escovas especiais para os tapetes, zonas estofadas do porta-malas e assentos que podem ter restos difíceis de limpar, como os pelos dos animais de estimação ou restos de comida seca. Uma vez levado a cabo a limpeza a seco, podemos iniciar uma limpeza manual profunda das superfícies com maior contato com os condutores, como os cintos de segurança, suportes para bebidas, as maçanetas das portas, interruptores e alavancas de luz, volante, botões e controles, navegador ou tela multimídia, travão de mão, espelho retrovisor, etc…podendo os mesmos, ser desinfetados com produtos específicos adequados a cada superfície.

Em superfícies mais porosas e de difícil acesso, podemos usar máquinas a vapor que permitem trabalhar apenas com vapor ou vapor + detergente + aspiração se os materiais forem resistentes, atingindo altos níveis de higiene. Especialmente interessante é a limpeza a vapor + aspiração dos estofos que apresentam uma sujidade muito introduzida no têxtil, uma vez que a aplicação de vapor e detergente juntamente com a sucção simultânea permite recolher sujidade num tanque integrado de água suja sem encharcar demasiado o assento e tornar o processo de secagem mais rápido do que com o sistema de limpeza como o da injeção-extração.

Ricardo Benítez Trujillo (NILFISK IBERIA Sales Director B4B)