MOTUL | LANÇA QUATRO ADITIVOS PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA DO VEÍCULO

A Motul, apresenta quatro aditivos para manter os circuitos de fornecimento, combustão e filtro de partículas em perfeitas condições.

Atualmente, os motores devem superar diariamente situações exigentes, como engarrafamentos, transporte de carga pesada, condução em distâncias curtas ou baixa qualidade do combustível. Por esse motivo, é muito importante cuidar e manter os sistemas de combustível em perfeitas condições, para que o nosso carro passe na inspeção corretamente e seja eficiente como no primeiro dia. A obrigação de passar por uma revisão técnica periodicamente torna a manutenção preventiva ainda mais necessária. É nessas revisões que o estado das anomalias se torna visível. A progressiva produção de sujidades no sistema através do uso regular do veículo causa ineficiências sem nos apercebermos. Somente através de alguns sintomas bem definidos podemos reagir, como a perda de energia, consumo excessivo de combustível, consumo excessivo de óleo ou fumo excessivo no sistema de escape.

Nas palavras de Ferran Carreras, CEO da Motul Ibérica: “A manutenção correta de todos os sistemas internos dos nossos veículos é essencial, e é por isso que a Motul desenvolveu aditivos específicos para o circuito de potência e o sistema de combustão que cobrem a necessidade de limpeza, para evitar quebras e possíveis danos irreparáveis no motor”.

A Motul trabalha para oferecer produtos de qualidade que respeitem o meio ambiente. Prova disso são os aditivos do sistema de combustão que, graças à sua formulação, prolongam a vida útil do motor e diminuem o consumo de combustível, o que se traduz numa redução nas emissões de gases poluentes nocivos.

“Proteger o meio ambiente é uma prioridade para a empresa, concentramos os nossos esforços na formulação de produtos que reduzem as emissões de CO2 e NOx para contribuir para uma melhoria do meio ambiente”. Devido ao perfil da nossa frota em circulação, é necessário desenvolver produtos que ajudem os veículos a permanecer nas melhores condições possíveis por mais tempo, diz Ferran Carreras.

Os principais aditivos a serem adicionados ao tanque de combustível

Com um tratamento preventivo adequado, o circuito de alimentação pode ter uma vida útil mais longa, oferecendo um aumento no desempenho do seu trabalho, além de preservar os dispositivos de descontaminação do sistema de escape, como catalisadores, válvulas EGR, filtros de partículas de gasolina (GPF) ou os DPF no caso do diesel.

Com o Motul Fuel System Clean e o Diesel System Clean, poderá limpar todo o circuito de alimentação, eliminando a contaminação produzida durante o funcionamento do veículo. Também irá melhorar o desempenho do motor, reduzindo as emissões de CO2 e NOx e prolongando consideravelmente a vida útil do circuito de potência, oferecendo uma melhor compressão que irá ajudar a melhorar o trabalho do motor e, consequentemente, o conforto durante a condução.

Fuel System Clean limpa, eliminando todo o tipo de resíduos do sistema de combustão a gasolina, desde o próprio tanque de combustível. Previne a formação de vernizes e gomas ao longo do circuito, como resultado da degradação da própria gasolina e que dificulta o fluxo abundante da gasolina. Liberta os depósitos nos injetores que tornam a injeção menos eficiente e homogeneíza a água com a gasolina, evitando dificuldades no arranque, perda de potência, funcionamento brusco do motor e resposta inadequada do acelerador.

O Diesel System Clean remove toda a contaminação acumulada no sistema, dissolvendo-o no combustível. Integra os vernizes e gomas do diesel degradado no fluxo de combustível, perfeitamente dissolvido, permitindo que passem pelos filtros juntamente com o diesel e que se incineram durante o processo de combustão e homogeneízam as gotas de água que se acumulam no tanque de combustível, prejudiciais para os sistemas de injeção eletrónica direta, além de gerar uma camada de gel na conhecida “fase aquosa” que bloqueia os filtros de combustível. Também dissolve os resíduos sólidos nos injetores, que são formados com a alta temperatura de combustão nas boquilhas, fazendo com que perca eficácia na formação do spray correto para uma injeção eficiente.

O Fuel System Clean foi formulado para todos os veículos a gasolina com motores a 2T e 4T, sejam eles de injeção ou carburador. Enquanto o Diesel System Clean é adequado para todos os motores diesel.

Valve & Injector Clean específico para motores a gasolina, limpa ao eliminar todo o tipo de detritos do sistema de combustão, da área da válvula de admissão e dos injetores, passando por todo o circuito, incluindo medidores, bombas, filtros e sensores. Isso irá ajudar a melhorar o desempenho do motor e irá fornecer um processo de combustão poderoso e estável que reduzirá as emissões de gases e o consumo de combustível e óleo. Valve & Injector Clean irá ajudar a prolongar a vida útil do motor, garantindo a recuperação do desempenho original do motor.

O Motul DPF Clean oferece uma solução tanto preventiva como curativa que evitará realizar determinadas operações de reparação no futuro e permitirá que o veículo funcione corretamente, ajudando o sistema a queimar os resíduos de carbono acumulados no filtro de partículas (DPF) dos motores a diesel, sem produzir emissões nocivas, nem forçar o motor a trabalhar com temperaturas excessivas no processo de regeneração.

O DPF Clean irá manter o filtro de partículas limpo, apesar do uso do veículo em zonas de fortes restrições de velocidade, e ajudará a remover o aviso de avaria no quadrante, devido ao bloqueio do DPF usando-o como tratamento de choque. Assim o desempenho de potência do motor será recuperado, limpo e com o DPF em bom estado, reduzindo o consumo de combustível, facilitando a saída dos gases de escape de forma mais livre. O seu veículo irá recuperar os valores de emissões para os parâmetros de origem através do sistema Motul DPF Clean específico: a sua combustão substitui o CO2 pela emissão de água (H2O).

Os quatro aditivos multiplicam a proteção dos elementos que compõem o sistema de combustão de um veículo e, portanto, ajudam a conseguir um menor desgaste e reduz o risco de falha, prolongando a vida útil do motor. Todos os produtos, graças à sua aplicação, são adicionados diretamente nos tanques de combustível antes do reabastecimento ou com o tanque meio cheio ou completamente cheio. Recomenda-se a aplicação de aditivos a cada 6 meses.