SERVIÇOS CONTINUAM COM QUEBRA ACENTUADA NO VOLUME DE NEGÓCIOS

A notícia é avançada pelo site do Semanário Expresso com base em dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios nos serviços registou uma queda de 23,2% em junho, em termos homólogos nominais. Em maio o recuo tinha sido de 31%.

Apesar do desconfinamento ter ganho força em junho, o sector dos serviços continuou a registar uma forte quebra do negócio, indicam os dados do INE, publicados na segunda-feira.

O índice de volume de negócios nos serviços registou em junho uma queda de 23,2% face ao mesmo mês do ano passado, em termos nominais. Embora seja uma melhoria face ao trambolhão de 31% em maio, é uma quebra ainda muito expressiva.

O INE destaca o comportamento de alguns sectores de atividade, a começar pelo Comercio por grosso e o comércio e reparação de veículos e motociclos, com uma queda de 15,7% (recuo de 22,7% em maio). “Apesar da melhoria face ao mês precedente, foi a secção com maior contributo negativo para o índice total (-8,7 pontos percentuais)”, vinca o INE.

Neste sector, o INE dá ênfase ao Comércio, manutenção e reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma variação homóloga de -41,9% em maio para -26,7% neste período.

O INE aponta ainda o Alojamento, restauração e similares, cujo volume de negócios afundou 60,8% em junho (queda de 72,4% em maio). Como resultado, registou o segundo maior contributo negativo para o resultado agregado do volume de negócios nos serviços (-6 pontos percentuais)

Em particular, a crise está a prolongar-se nas atividades de Alojamento, com uma quebra em junho de 89,8% em termos homólogos (-95% em maio). Já na Restauração e similares esta taxa foi de -50% (-64,3% no mês precedente).

Nota negativa também para os Transportes e armazenagem, com uma variação de -39,4% em junho (-44,6% no mês anterior). O sector contribuiu com -5,4 pontos percentuais para a variação do índice total. Este foi, aliás, “o agrupamento com a recuperação menos expressiva (5,2 pontos percentuais)”, indica o INE.

E aponta baterias ao desempenho dos transportes aéreos, com uma redução homóloga de 84,9% em junho, 0,2 pontos percentuais inferior ao observado em maio.

Por fim, as atividades de informação “apresentaram o único contributo positivo (0,2 pontos percentuais) para o resultado agregado”, indica o INE. O volume de negócios do sector cresceu 3,4% em junho, após a diminuição de 7,2% em maio, “destacando-se a divisão de Consultadoria e programação informática e atividades relacionadas, que passou de uma queda de 6,7% em maio para um crescimento de 13,5% em junho”, aponta o INE.