PRODUÇÃO DE BATERIAS NA EUROPA GANHA NOVO IMPULSO

 

Após o surto de coronavírus (COVID-19) na Europa, houve um aumento de cooperação entre os fabricantes de automóveis e os governos, esta colaboração tenta aproveitar um crescente do mercado de veículos elétricos (EV) que poderia levar a um ressurgimento mais amplo do mercado automóvel.

O governo alemão está a estudar apoiar o financiamento de uma fábrica de baterias na Suécia com uma garantia estatal de €447 milhões, destacando a importância da tecnologia de baterias para o mercado automóvel do seu país.

O Grupo Volkswagem e a BMW estabeleceram uma parceria com a Northvolt para a pesquisa e desenvolvimentos de soluções conjuntas no fabrico de baterias. A instalação de produção da Northvolt na Suécia também serve como referência e como projeto piloto para a de produção de células de bateria ‘Northvolt Zwei’, está previsto entrar em elaboração a partir de 2024.

A startup francesa Verkor, anunciou também que vai construir uma grande fabrica de baterias no país para abastecer os mercados do sul da Europa (França, Espanha e Itália). Planeia iniciar a produção em 2023. A nova instalação será inaugurada com uma capacidade de 16GWh, podendo ser ampliada para 50GWh em linha com a dinâmica do mercado. A empresa diz que precisará de cerca de € 1,6 bilhão de investimento e prevê criará mais de 2.000 empregos.

As duas histórias destacam o quão importante é a produção de baterias na Europa para a indústria automóvel. Atualmente, muitas fabricantes dependem das importações de baterias da Ásia, um processo que não só é mais moroso, como aumenta a pegada de carbono de um veículo devido à forma como as unidades são transportadas.

Com a instalação destas unidades, os fabricantes europeus procuram livrar da dependência de produção dos mercados asiáticos (China e Coreia), e assumir o controle sobre a oferta de unidades, permitindo-lhes aumentar a produção de EVs à medida das suas necessidades.