AUTOEUROPA | RETOMA PRODUÇÃO AO NÍVEL PRÉ-PANDEMIA

Segundo o Jornal de Notícias a Autoeuropa já está a produzir tantos carros por dia como antes de a covid-19 chegar a Portugal. A maior fábrica de automóveis nacional retomou ontem as quatro equipas de laboração, graças às encomendas do mercado alemão.

Esta medida ajuda a conservar os 5600 empregos diretos da unidade portuguesa do grupo Volkswagen (VW) e também vai contribuir para a recuperação dos efeitos da pandemia junto dos fornecedores de peças.

“Estamos em capacidade máxima: vamos conseguir produzir 890 carros por dia de segunda a sexta e ainda 620 ao sábado e ao domingo”, detalha, ao JN, o coordenador da Comissão de Trabalhadores, Fausto Dionísio.

A informação foi corroborada por fonte oficial da fábrica de Palmela. A Autoeuropa assinala os “excelentes indicadores da Alemanha”, o principal destino das exportações desta unidade.

A “excelente aceitação” do veículo utilitário desportivo (SUV) T-Roc é a principal razão para a Autoeuropa conseguir retomar a normal produção a partir desta semana.

Nos últimos cinco meses, contudo, a empresa travou a montagem de carros: depois de ter declarado dias de não produção entre meados de março e de abril, a linha de montagem funcionou com apenas dois turnos nos dias úteis. Desde junho, a Autoeuropa contava com três turnos de laboração nos dias úteis.

RECUPERAÇÃO NAS PEÇAS

Os fornecedores da fábrica também estão a beneficiar deste regresso à normalidade – mesmo com as medidas sanitárias anti-covid.

“As empresas já começaram a contratar mais pessoas, muitos delas temporárias”, assinala o porta-voz das comissões de trabalhadores do parque industrial da fábrica, Daniel Bernardino.

Até fevereiro, os fornecedores de peças contavam com 3000 operários. No período do confinamento, tinham sido perdidos mais de mil postos de trabalho nestas empresas.

Mas, mesmo com as contratações das últimas semanas, é esperado que o número total de trabalhadores nesta área “seja inferior” ao número antes da pandemia, por causa da maior flexibilização e eficiência.