VOLKSWAGEN ID.3 | FAZ 531 QUILÓMETROS COM UM ÚNICO CARREGAMENTO

Segundo o site Motor24 está prestes a chegar, o Volkswagen ID.3 e já estabeleceu o seu primeiro recorde (para o modelo): o de distância entre carregamentos. Uma das unidades de produção da marca cumpriu 531 quilómetros entre a fábrica de Zwickau, na Alemanha, e Schauffhausen (Suíça) com um único carregamento, superando por larga margem os 420 quilómetros anunciados em ciclo WLTP.

Ao todo, representa um incremento de cerca de 100 quilómetros, ou seja, 26%, face ao valor de homologação, tratando-se de um ID.3 Pro Performance com uma bateria de 58 kWh e 204 CV de potência do motor elétrico. Na sua viagem até à Suíça, o elétrico da marca alemã viajou sempre por estradas públicas e autoestradas, sendo o recorde estabelecido pelo especialista em recordes de autonomia, Felix Egolf, que não se coibiu de oferecer a sua opinião sobre este modelo.

“Este carro tem tudo, é compacto, mas espaçoso, tem um design cool e quase futurista e um baixo coeficiente de arrasto”, referiu ao chegar a Schaffhausen, com uma média de 10.9 kWh/100 km contra os valores homologados de 14.5-15.4 kWh/100 km.

A Volkswagen frisa que, embora este recorde não seja inteiramente comparável às viagens do dia-a-dia, consegue mostrar a versatilidade do ID.3, ultrapassando as viagens de longa distância com relativa facilidade. Ainda assim, a técnica de condução eficiente de Egolf foi determinante para este recorde, ajudando a poupar energia da bateria quando possível.

Porém, houve que batalhar contra o peso adicional de um operador de câmara e do seu equipamento técnico, num acréscimo de cerca de 250 quilos ao total do ID.3, não havendo sequer poupança de consumíveis como o ar condicionado, rádio ou navegação. Dividindo o tempo de viagem, 44% foi feita em autoestrada e 56% em nacionais, com a viagem a ter uma velocidade média de 56 km/h.

O ID.3 será o primeiro veículo do Grupo Volkswagen a tirar partido da plataforma elétrica MEB para os modelos de nova geração, estando na calha modelos idênticos também para as marcas SEAT e Skoda, do mesmo grupo.