VEICULOS DA NISSAN PODEM VENDER ENERGIA À REDE ELÉTRICA

Segundo o AutoPortal a Nissan está a testar a sua tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), com uma frota de 10 veículos Leaf e e-NV200 num projeto-piloto nos Açores que permite aos modelos elétricos da marca japonesa fornecerem energia à rede elétrica da ilha de São Miguel.

Desenvolvido em parceria com a Galp, a Eletricidade dos Açores (EDA), a Nuvve, a MagnumCap, a DGEG, a Direção Regional de Energia dos Açores e a ERSE, o projeto piloto é o primeiro a ter lugar em Portugal com uma escala de nível europeu.

Assente numa lógica descentralizada de fluxos de energia bidirecionais, a tecnologia V2G permite que um automóvel elétrico carregue a sua bateria ou, em alternativa, que essa mesma bateria seja uma fonte para fornecer energia à rede elétrica.

A tecnologia V2G – disponível de série nos Nissan LEAF e e-NV200, – permite aos utilizadores de automóveis elétricos o acesso a uma poupança na sua fatura de energia e a uma receita associada à prestação de serviços à rede elétrica, posicionando os utilizadores como agentes ativos na prestação de serviços auxiliares ao sistema elétrico.

A Nissan revelou que desde o arranque deste projeto, a frota de 10 veículos já injetou na rede elétrica de São Miguel cerca de 13,4 MWh, energia equivalente ao consumo médio de 15 casas por dia.

O projeto em curso contribui igualmente para a criação de um enquadramento legal que permita passar de uma fase piloto para uma fase de mercado num curto espaço de tempo, abrindo assim portas a novos modelos de negócio e novas abordagens para o mercado elétrico nacional.