CUSTO DOS CARROS ELÉTRICOS CONTINUARA MAIS CARO QUE DOS DE COMBUSTÃO

Conforme o ECO noticiou cada vez há mais carros elétricos. Praticamente todas as marcas têm estes modelos, mas é uma aposta cara. E vai continuar a exigir um esforço financeiro elevado às fabricantes, revela um estudo da Oliver Wyman para o Financial Times.

Com a crescente aposta nos elétricos, os custos de produção destes modelos deverão cair em mais de um quinto até 2030, o equivalente a 16 mil euros. Ainda assim, fabricar um carro destes continuará a ser mais caro que o mesmo modelo a gasolina ou a gasóleo. Custo será 9% superior.

“Pode haver dinheiro a ganhar com os carros elétricos, mas será menos do que o que historicamente as fabricantes obtêm com a venda de automóveis a gasolina ou a gasóleo”, diz Simon Schnurrer, partner da Oliver Wyman ao FT.

Este estudo vem colocar em evidência os desafios que a indústria automóvel europeia enfrenta nos próximos anos. Mesmo com o preço das baterias dos elétricos a encolher para quase metade do atual, o custo de produção dos elétricos irá encolher as margens de lucro de grupos como a VW ou a PSA.