MEWA | SHARING TÊXTIL É INTELIGENTE, SUSTENTÁVEL E EFICIENTE

Os têxteis para fábricas e oficinas também podem ser partilhados. A empresa alemã MEWA, líder mundial em gestão têxtil, mostra como a sustentabilidade e o moderno conceito do sharing podem ser facilmente colocados em prática.

A MEWA oferece um sistema completo de reutilização, com serviço integrado, que inclui a entrega de panos de limpeza industriais a fábricas e oficinas, a recolha após utilização e a lavagem ecológica. O pano da MEWA pode ser lavado até 50 vezes.

Recentemente a associação alemã de limpeza têxtil criticou o facto de as soluções descartáveis terem voltado a ser colocadas em primeiro plano na crise do coronavírus. A crescente utilização de máscaras descartáveis e de toalhas de papel pode levar a uma crise de lixo. “Têxteis reutilizáveis, tratados e higienizados por profissionais causam muito menos impacto ambiental do que produtos descartáveis e cumprem as mesmas exigências de higiene”, informa a associação.

Na MEWA, a higiene tem prioridade. Os panos são lavados durante 15 minutos a 90 °C, a empresa prolonga, de propósito por cinco minutos, o tempo recomendado por institutos científicos para a desinfeção térmica. O objetivo é ter a segurança absoluta de que todos os germes são completamente eliminados e poder garantir panos higienicamente limpos.

Os clientes partilham não só os panos, mas também a tecnologia desenvolvida, já várias vezes premiada. Esta tecnologia inovadora protege recursos: permite a recuperação dos óleos e graxas a partir dos panos usados e a sua reutilização para o aquecimento das linhas de lavagem e secagem. Desta forma, vários milhões de litros de desperdício são transformados anualmente em energia.

Os panos de limpeza estão exclusivamente disponíveis no âmbito do sistema prático de aluguer. Isto significa que a empresa assume também os serviços da recolha, lavagem e devolução dos panos, assim como a substituição dos panos gastos por novos.