OBSERVATÓRIO INDICATA | ESCASSEZ DE STOCK DOMINA RETALHO AUTOMÓVEL

De acordo com o mais recente relatório do Observatório INDICATA, o mercado europeu de automóveis usados cresceu 10,3% no passado mês de agosto, embora a um ritmo mais lento do que em julho (12,5%) e junho (13,5%).

A desaceleração da taxa de crescimento parece ser, essencialmente, impulsionada pelo lado da oferta, uma vez que se verifica uma redução contínua dos stocks dos retalhistas na maioria dos mercados.

Embora os volumes subam ano após ano, a sazonalidade de agosto (férias) expressa que os registos de vendas desse mês estão mais equilibrados com a oferta em alguns países, assistindo-se mesmo a um crescimento dos stocks em França, na Alemanha e no Reino Unido.

Portugal tornou-se num mercado altamente constrangido no que aos stocks diz respeito, com níveis globais a descerem 20% desde junho. Contudo, tal não foi suficiente para parar o mercado. A atividade online por parte dos retalhistas portugueses apresentou crescimento de vendas em agosto (39% em termos homólogos), embora com a expectativa que os volumes abrandem durante o mês de setembro, à medida que os stocks reduzam.

Os veículos com menos de um ano são particularmente escassos, uma vez que a falta de stocks dos fabricantes limitou o número de matrículas de viaturas de demonstração e zero quilómetros.

Já os preços, encontram-se estáveis desde junho (na verdade apresentando uma pequena subida), enquanto seria de esperar uma pequena redução devido ao ciclo de vida natural do produto.

É expectável uma maior aceleração dos preços durante o mês de setembro à medida que o aumento das restrições dos stocks se confronta com uma forte procura, já sinalizado anteriormente pelo aumento dos preços grossistas e elevadas taxas de conversão.

O relatório completo, que abrange a realidade em diversos países europeus, pode ser consultado aqui.