CONTINENTAL DÁ AS BOAS-VINDAS À SEGUNDA GERAÇÃO DE TACÓGRAFOS INTELIGENTES

Continental celebra a aprovação, no dia 8 de Julho, do Pacote de Mobilidade Europeu por parte da Comissão Europeia, Conselho e Parlamento Europeus, cujo objetivo é melhorar as condições do transporte rodoviário na Europa. Os tacógrafos terão um papel importante neste objetivo e é por isso que a Continental já está a trabalhar na segunda geração de tacógrafos inteligentes que permitirão a implementação das diretrizes estabelecidas no referido pacote de mobilidade, entre as quais as que regem a cabotagem e o retorno a casa dos condutores, bem como outros, como o registo das passagens de fronteira através de sistema de posicionamento por satélite. 

Maior importancia dos Tacógrafos

Uma vez que, com a introdução do pacote de mobilidade, o tacógrafo inteligente é necessário para atingir os objetivos da política de transporte, este certamente será ainda mais importante. Para esse propósito, serão necessários dados confiáveis: “Estamos a fazer uma contribuição especial para a sociedade, temos muito orgulho nisso”, acrescenta Mabire. “Estamos confiantes de que nossos tacógrafos ajudarão a formular políticas para tratar de outras questões sociais importantes. Graças à sua capacidade de registar dados com segurança, eles são extraordinários para esse fim.”

A experiência da Continental na área dos tacógrafos é uma vantagem para permitir que esteja atenta e preparada para o futuro. As gerações anteriores de tacógrafos fornecem a base tecnológica, a versão atual, o DTCO 4.0 recebe as posições dos satélites e já está em andamento o projeto e a produção de uma nova versão da atual geração de tacógrafos inteligentes, o DTCO 4.1, que incorporará algumas das funcionalidades do próximo DTCO 5.0 e servirá como uma ponte para a próxima geração.

Primeira aplicação industrial para comunicação segura com o sistema europeu de satélites Galileo

O DTCO 4.1 registará as travessias de fronteira utilizando o posicionamento por satélite e registará os locais onde os veículos são carregados e descarregados. As autoridades podem utilizar estes dados para verificar o cumprimento das regras, em particular as relativas ao livre acesso ao mercado (livre concorrência) e ao regresso dos condutores ao domicílio. Na verdade, além de utilizar sinais GPS, será uma das primeiras aplicações industriais a suportar o sinal seguro do sistema de posicionamento europeu Galileo; sinal que já foi obtido no DTCO 4.0.