INDÚSTRIA AUTOMÓVEL EUROPEIA PEDE MEDIDAS DE APOIO PARA GARANTIR CUMPRIMENTO DAS METAS CLIMÁTICAS

Segundo o site fleetmagazine, a ACEA – Associação Europeia dos Construtores Automóveis, bem como a indústria automóvel, reconhecem o esforço da União Europeia (UE) em alcançar a neutralidade carbónica em 2050, mas diz serem necessárias políticas de apoio para que tal aconteça.

Segundo as palavras de Eric-Mark Huitema, diretor geral da ACEA, está claro que a estratégia da UE deve ser revista e adaptada periodicamente no sentido de garantir que todas as partes envolvidas estão no caminho certo. Além disso, para o responsável, “os legisladores devem estabelecer não só objetivos, mas também políticas de apoio para todos os tipos de veículos”. Sem este tipo de apoios, os objetivos europeus nunca serão cumpridos, diz Huitema.

As políticas de apoio incluem uma rede europeia de pontos de carregamento elétrico e postos de abastecimento (com metas vinculativas para cada Estado-membro) com esquemas de incentivo economicamente sustentáveis que tornem a mobilidade zero-emissões uma opção acessível a todos os cidadãos europeus.

A Comissão deve primeiro assegurar que os fatores necessários para cumprir com as metas de limites de emissões de CO2 devem ser fortalecidos. “Reconhecemos o desejo de sermos pioneiros no que respeita à ação climática, mas vamos precisar de regulações sem precedentes para garantir que todos os fatores de dinamização e estímulo são garantidos”, refere Huitema. O responsável máximo da ACEA acrescenta que até a indústria ter uma “clara visão” do quadro de políticas e dos seus impactos, é difícil prever um cenário realista em termos de objetivos de emissões de CO2.

A indústria automóvel europeia dedica grande parte do seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento à descarbonização, diz a ACEA. Com efeito, é devido a este investimento que as vendas europeias de veículos eletrificados recarregáveis aumentaram 110% entre 2017 e 2019 (218.083 unidades em 2017 para 458.915 unidades em 2019). O investimento nas infraestruturas, no entanto, não está a acompanhar este crescimento, esclarece a ACEA. Durante o mesmo período, o número de pontos de carregamento para veículos eletrificados cresceu apenas 58%.

O plano “2030 Climate Target Plan” revelado hoje pela Comissão Europeia e os seus objetivos requererão “investimentos adicionais massivos” por parte da indústria automóvel enquanto o sector recupera do impacto da crise provocada pelo novo Coronavírus (COVID-19).