CETRAA | APRESENTA PROJECTO RMI

Depois de mais de 2 anos de trabalho interno, a CETRAA prepara-se para lançar, em breve, um ambicioso projeto de generalização no sector das oficinas do acesso à informação de reparação e manutenção reconhecida em regulamentação europeia.

O trabalho que a CETRAA tem vindo a desenvolver na Comissão de Informação Técnica do CECRA (Comité Europeu para o Comércio e Reparação Automóvel) em Bruxelas culmina com a implementação deste projeto.

O projeto RMI da CETRAA assenta fundamentalmente em três pilares com os quais a Confederação pretende abrir a possibilidade, a todo o sector da reparação e manutenção, de aceder à informação do construtor automóvel em igualdade de condições: Formação, Serviço e Informação.

Cursos de formação específicos serão oferecidos a cada fabricante ou grupo de fabricantes no acesso às Informações de Reparo e Manutenção (RMI) tanto no nível I quanto no nível II, incluindo reprogramação, diagnóstico e acesso às unidades de controlo eletrónico do veículo.

O CETRAA manterá um canal aberto com as oficinas que utilizam o serviço para a resolução de dúvidas e questões, que servirá como ponto de coleta de informações para, se necessário, denunciar práticas abusivas ou restritivas no acesso ao RMI por parte dos órgãos competentes.

O projeto é concretizado com a colaboração tecnológico da ADIS TECHNOLOGY, com o qual a parte de infra-estruturas do projeto é abrangida através da utilização do EuroDFT e do EuroVCI. A máquina EuroDFT e a sua interface EuroVCI funcionam diretamente com o software do fabricante automóvel escolhido e integram a acreditação da oficina, permitindo-lhe funcionar no veículo nas mesmas condições que os serviços da rede oficial.

As oficinas associadas às associações membros da CETRAA que assim o desejem, poderão ter acesso a esta infraestrutura em condições preferenciais. A Confederação considera este projeto fundamental para divulgar e formar workshops nesta tecnologia, de forma a manter a competitividade das empresas do setor.