BRIDGESTONE VAI FECHAR SUA FÁBRICA FRANCESA DE BETHUNE

Depois de estudar cuidadosamente todas as opções potenciais, a Bridgestone anunciou durante uma assembleia geral de trabalhadores extraordinário a sua intenção de parar todas as atividades na fábrica francesa de Bethune, pois é a única forma viável de salvaguardar a competitividade das operações da Bridgestone na Europa.

Esta proposta poderá afetar 863 funcionários, embora não se concretize antes do segundo trimestre de 2021. A Bridgestone continuará a manter uma presença significativa na França, especialmente através das operações de vendas e rede de varejo com cerca de 3.500 funcionários.

Nos últimos anos, a Bridgestone tomou uma série de medidas, incluindo tentativas de aumentar a competitividade da fábrica de Bethune. Estes provaram ser insuficientes, por isso a Bridgestone perdeu dinheiro com pneus produzidos em Bethune durante vários anos. Considerando a atual dinâmica do mercado, não se espera que a situação melhore.

A competitividade da Bridgestone no mercado europeu encontra-se ameaçada pela atual conjuntura da indústria de pneus para Turismo. Nos últimos anos, esse mercado sofreu fortes turbulências, mesmo sem levar em conta o impacto da pandemia COVID-19. O mercado de pneus de turismo viu seus volumes estagnarem nos últimos anos (crescimento médio anual <1%), enquanto a concorrência de marcas asiáticas de baixo custo continua a aumentar (a participação de mercado aumentou de 6% em 2000 para 25%). % em 2018), levando a um excesso da capacidade de produção global. Isso tem causado pressão nos preços e nas margens, bem como excesso de capacidade no segmento de LRD (Diâmetro de Borda Baixo), dada a redução da demanda. Considerando a presença da Bridgestone em toda a Europa, a fábrica de Bethune é a menos competitiva.