PSA e Fiat Chrysler apresentaram concessões aos moldes da fusão para ter luz verde de Bruxelas

O Grupo PSA (Peugeot, Citroën, DS e Opel), liderado por Carlos Tavares, e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) apresentaram esta sexta-feira propostas de concessões para responder às preocupações da autoridade da concorrência europeia sobre a fusão dos dois fabricantes automóveis, avança a Reuters.

O site da Comissão Europeia indica que foi apresentado um documento pelos dois fabricantes automóveis apresentando concessões e alterações aos moldes da fusão, que dará origem ao quarto maior grupo automóvel mundial.

As preocupações das autoridades europeias incidem sobre os veículos comerciais ligeiros em 14 Estados-membros e no Reino Unido. Isto porque as quotas de mercado dos dois grupos combinadas colocaria em risco a concorrência nesses países, entre os quais se conta Portugal.

Em junho, perante a recusa da PSA e Fiat de apresentarem “remédios”, Bruxelas abriu uma investigação aprofundada à operação de fusão dos fabricantes automóveis. Em julho, a investigação foi suspensa enquanto a Comissão aguardava dados adicionais de ambos os grupos.

A fusão anunciada em outubro do ano passado e cujo memorando de entendimento foi formalizado no final de 2019 dará origem ao quarto maior grupo fabricante automóvel do mundo.

O CEO da PSA, Carlos Tavares, indicou em abril que o processo de fusão estava a ser “acelerado” pelas equipas de ambas as empresas e que a pandemia da covid-19 não alterou o calendário previsto para a concretização do negócio.