ZF AFTERMARKET VAI AMPLIAR A SUA GAMA DE AMORTECEDORES SACHS COM TECNOLOGIA CDC

Com cerca de 28 milhões de unidades produzidas, o sistema CDC é um dos sistemas eletrónicos de chassis mais utilizados nos automóveis de passageiros. De forma a proporcionar às oficinas o melhor suporte possível para trabalhos de manutenção em veículos com amortecedores CDC, a ZF Aftermarket está a expandir a sua oferta nesta área. A gama de produtos alargada inclui amortecedores CDC para automóveis de média dimensão e compactos, em conjunto com muitas novas adições para o segmento de luxo. Estes amortecedores de alta tecnologia oferecem uma oportunidade atraente para as oficinas.

Amortecedores controlados eletronicamente, tal como o sistema CDC (Controlo de Amortecimento Contínuo) da ZF, têm uma grande vantagem sobre os sistemas convencionais de chassis: ao utilizar os amortecedores CDC, os condutores podem selecionar e conduzir diferentes configurações de condução de forma dinâmica de acordo com a sua preferência pessoal. Em contraste, os sistemas de chassis convencionais ditam a configuração (standard ou desportiva) uma vez que o veículo tenha sido configurado. Neste caso, só é possível fazer uma alteração com a instalação de peças novas. Por outro lado, o CDC da Sachs é controlado eletronicamente por válvulas que ajustam a força de amortecimento ideal em frações de segundo. Isto permite ao condutor usufruir de um excelente conforto de condução sem perda de estabilidade durante uma manobra evasiva ou travagem de emergência.

Desde o lançamento no mercado em 1997, a ZF produziu e equipou um número substancial de veículos com cerca de 28 milhões de amortecedores CDC. Presentes inicialmente apenas no segmento de luxo, os fabricantes de automóveis têm vindo a equipar gradualmente automóveis de tamanho médio ou compacto com amortecedores CDC, a pedido dos clientes. Mesmo os automóveis mais pequenos, como o novo Volkswagen Polo, podem ser equipados com amortecedores CDC.

Sob a sua marca Sachs, a ZF Aftermarket disponibiliza uma vasta gama de amortecedores CDC. Os amortecedores CDC da Sachs estão disponíveis para diversos modelos de veículos, como por exemplo:

  • Audi A4 (Ano de fabrico: 2007 a 2015)
  • Audi Q5 (Ano de fabrico: 2008 a 2016)
  • Audi Q7 (Ano de fabrico: 2006 a 2015)
  • Porsche Cayenne (Ano de fabrico: 2002 a 2010 e 2010 a 2017)
  • Volkswagen Touareg (Ano de fabrico: 2002 a 2010 e 2010 a 2018)

O grande número de veículos equipados com tecnologia CDC desde o lançamento inicial, há mais de vinte anos, significa que cada vez mais veículos necessitarão de manutenção em oficinas independentes. Os amortecedores CDC são muito duráveis graças a um sistema de controlo eletrónico que pode compensar, até certo ponto, o desgaste no desempenho de amortecimento. No entanto, é necessário substituir este componente em determinadas circunstâncias – por exemplo, após cargas particularmente pesadas, utilização permanente em condições de estrada extremamente difíceis ou devido a quilometragem elevada.

Outras fontes de falha dos amortecedores do CDC incluem o desgaste de válvulas solenoides, cabos e conectores ou danos causados por roedores ou pela corrosão.