BRIDGESTONE FORNECE PNEUS À VOLTA TRUCKS

Volta Trucks, a startup escandinava de veículos totalmente elétricos, anunciou a sua aliança com a Bridgestone como o fornecedor oficial de pneus. O acordo abrange o lançamento do primeiro veículo e o fornecimento de pneus para os protótipos que vão começar a ser avaliados pelos operadores de frotas no início de 2021.

Para o Volta Zero, a Bridgestone forneceu o pneu 285/70R19.5 146/144M R-Steer 002 para os eixos dianteiro e traseiro. O padrão direcional do pneu oferece um desempenho ideal para veículos totalmente elétricos com um torque alto e, graças ao design direcional do piso, o pneu R-Steer também oferece uma redução significativa no ruído provocado pelo pneu. Esta é uma qualidade fundamental para o Volta Zero, projetado principalmente para uso em centros urbanos, com o seu sistema de propulsão silencioso e totalmente elétrico que permite que seja dirigido em áreas urbanas 24 horas por dia, mesmo naquelas que seguem padrões mais restritos de poluição sonora.

Andrea Manenti, vice-presidente da Bridgestone para a Região Norte, comentou esta colaboração: “A indústria dos transportes está a transformar-se rapidamente e os veículos estão a tornar-se mais CASE (conectados, autónomos, partilhados e elétricos). Estamos orgulhosos da parceria com a Volta Trucks, um empolgante fabricante de veículos elétricos, cuja frota de protótipos Volta Zero foi para a estrada pela primeira vez. Como empresa, a Bridgestone está comprometida em trabalhar com parceiros-chave para contribuir para o futuro da mobilidade e criar novos valores para a sociedade. O trabalho que estamos a fazer com a Volta Trucks é exatamente isso”.

Rob Fowler, CEO da Volta Trucks, acrescentou: “Estou muito satisfeito com a parceria da Volta Trucks com a Bridgestone para fornecer pneus para o nosso veículo de apresentação e frota de protótipos. Como fabricantes do primeiro veículo comercial elétrico de grande porte a nível mundial, somos pioneiros na eletrificação de veículos comerciais e estou muito satisfeito por trabalhar lado a lado com uma empresa de pneus inovadora e de prestígio mundial como a Bridgestone, que pode apoiar os nossos objetivos”.

Sobre o Volta Zero

O Volta Zero de 16 toneladas é o primeiro veículo totalmente elétrico projetado expressamente para a entrega de mercadorias na cidade, reduzindo o impacto ambiental das entregas nos centros urbanos. Projetado desde o início para ter um alcance 100% elétrico de 150 a 200 quilómetros, o Volta Zero vai permitir uma redução de aproximadamente 180.000 toneladas de CO2 até 2025.

Além disso, a segurança também está no cerne da Volta Trucks, com o seu desejo de ser o fabricante mais seguro de veículos comerciais pesados. O Volta Zero foi projetado como elétrico fora da caixa, facilitando uma mudança substancial na segurança dos veículos e peões. Graças à eliminação do motor de combustão interna, o motorista de um Volta Zero pode sentar-se no centro, com uma altura de assento muito menor do que no caso de um camião convencional. Isso, juntamente com uma cabine própria de vidro, dá ao motorista uma ampla visibilidade de 220º, minimizando o risco de pontos cegos perigosos.

O primeiro protótipo Volta Zero está atualmente em construção e será lançado ainda em 2020. Os primeiros veículos do teste piloto começarão a ser avaliados pelos clientes no primeiro trimestre de 2021.