O QUE DEVE OBSERVAR AO TESTAR UM CARRO USADO

Vai comprar um carro usado? O AvaliarCarro.com indica-lhe o que deve observar, quando experimentar o veículo.

Ao conduzir o veículo, há que estar atento aos sons produzidos pelo carro. Desligue o rádio e o ar condicionado, e feche os vidros, para ouvir bem a viatura a trabalhar. Se detetar barulhos estranhos durante o funcionamento do automóvel, investigue melhor, antes de tomar a decisão final.

Comece por conduzir a velocidade baixa. Observe se a direção volta ao centro de forma rápida. Se demorar, poderá existir desgaste nos pneus ou excesso de suspensão. Esteja atento à suspensão do carro e sinta se está a realmente a amortecer e a diminuir impactos.

Ao travar, deve sentir uma resposta imediata e linear, deixando o carro deslocar-se um pouco para a frente, antes de meter o pé a fundo. Trave suavemente e, a seguir, com velocidade, e observe se o carro é puxado para a direita ou para a esquerda.

Teste, também, o carro a velocidade elevada. Veja se a viatura consegue atingir velocidades mais rápidas com facilidade. Veja se a direção está alinhada, observando se o automóvel se mantém centrado. Certifique-se de que o volante se mantém estável, sem vibrações. Ao conduzir na auto-estrada, preste atenção, de novo, aos sons produzidos pelo carro, como ar nas janelas ou sons sob o capô.

Ao acelerar, olhe pelo espelho retrovisor. Se observar fumo de qualquer cor, poderão existir problemas no motor, ou significar que o carro esteve parado durante muito tempo.

Por último, não abandone o carro sem testar tudo: abrir e fechar todas as janelas, utilizar todas as portas, ver se o ar condicionado está distribuído por todo o carro e se funciona para calor e frio. Teste ainda o auto-rádio e todas as restantes funcionalidades do veículo.

Terminado o test-drive, há que negociar o preço. Antes de fazer negócio, encomende uma Ficha Técnica exata para esse veículo, disponibilizada no AvaliarCarro.com, para saber se estará a comprar o carro por um valor adequado ao mercado português.

Artigo elaborado através de parceria com o