QUAL A MELHOR ALTURA PARA COMPRAR CARRO?

Pretende trocar de carro? Saiba quais as melhoras alturas para fazer um bom negócio.

Fecho do ciclo de objetivos de vendas

Quem já trabalhou em vendas sabe que existem sempre objetivos a cumprir, geralmente contabilizados ao mês, ao trimestre ou ao ano. Os comerciais que vendem viaturas trabalharão, na sua maioria, desta forma.

Enquanto comprador, estará em vantagem se negociar perto do fecho do ciclo de objetivos de vendas, ou seja, no fim do mês, no fim do trimestre ou no fim do ano.

Estando perto do final do ciclo, o comercial poderá ter objetivos a atingir e procurará cumpri-los, mesmo que, para isso, tenha de descer ligeiramente o preço do veículo.

O final do trimestre será bastante vantajoso para o comprador, pois essa será a última oportunidade que o vendedor tem, para cumprir os objetivos estabelecidos para esse período!

O final do ano será garantidamente a melhor altura, para aquisição de um carro novo, até porque existe sempre a possibilidade de aumento de impostos a partir de janeiro.

Melhor dia da semana

Segundo alguns estudos, segunda-feira será o dia mais vantajoso para o comprador. A razão poderá residir no facto de, no início da semana, os comerciais terem mais tempo livre disponível, dando ao comprador mais possibilidades para negociar e conseguir melhores condições.

Ao sábado, quando a maioria das pessoas consegue deslocar-se aos estabelecimentos, poderá não ser a melhor altura, porque os comerciais poderão ter um grande fluxo de pedidos e não conseguir dar atenção a todos.

Há uma sexta-feira que pode ser vantajosa: a última sexta-feira do mês de novembro, seguindo a tradição americana do Black Friday.

Melhor altura para comprar carro em segunda mão

Se o objetivo é comprar um usado, os melhores meses serão outubro, novembro e dezembro. Nessa altura, há muitos consumidores que, ao comprarem carro novo, entregam o antigo para retoma.

Desta forma, as empresas que se dedicam mais à venda de carros novos ficarão com alguns usados em armazém, os quais provavelmente terão interesse em vender, até para libertar espaço, para encomendarem mais veículos novos. Assim, se pretende ter mais escolhas disponíveis em usados, o último trimestre do ano será uma boa altura.

Comprar modelos específicos 

Se um determinado modelo estiver a deixar de ser produzido, essa será uma boa oportunidade para apostar no mesmo, pois poderão existir campanhas vantajosas, como ofertas de equipamentos opcionais. O objetivo das marcas será escoar completamente os veículos a descontinuar, o que poderá ser vantajoso para os compradores.

Se o tipo de carro que procura não se está a vender muito na estação do ano em que se encontra, essa será a melhor altura para o adquirir! Assim, se procura um carro descapotável, deve comprá-lo quando se vendem menos: no inverno. Os estabelecimentos terão interesse em escoar esses veículos com brevidade, em vez de os deixarem parados à espera do próximo verão.

E se quiser vender?

Se pretender vender o seu carro a um particular, considere fazê-lo nas alturas do ano em que existe mais rendimento disponível, nos meses de julho e novembro, quando a maioria das famílias recebe os subsídios de férias e de Natal.

Mas, o mais simples será vender o carro a uma empresa, sem ter de se preocupar com a altura do ano. O site AvaliarCarro.com diz-lhe quanto poderá obter pelo seu carro e, também, facilita o contacto com empresas interessadas em adquiri-lo. Basta efetuar a avaliação e solicitar o envio de propostas de compra por email.

“Ao comprar um carro novo, antes de entregar o seu para retoma, estude todas as opções disponíveis. Faça a simulação no AvaliarCarro.com, receba as propostas de compra por email, e venda o seu carro à melhor oferta!”, aconselha Luís Frazão, do AvaliarCarro.com.

Artigo elaborado através de parceria com o