TOYOTA | CRÍTICA O GOVERNO SOBRE AS NOVAS REGRAS DO ISV PARA HÍBRIDOS

As novas restrições dos incentivos fiscais para veículos híbridos e híbridos plug-in, que constam do Orçamento do Estado de 2021 (OE2021), desincentivam o setor automóvel na massificação de tecnologias limpas. Esta a conclusão do representante da Toyota em Portugal, que recebeu “incrédulo e com total espanto a decisão do Governo, tomada de forma unilateral, sem qualquer consulta aos representantes do setor”.

Em comunicado, a Toyota Caetano Portugal diz “não entender o alcance da medida, que é contrária à política ambiental do Governo, conduzindo à redução das vendas de viaturas eletrificadas híbridas e ao aumento das viaturas convencionais mais poluentes”.

Num documento assinado pelo presidente executivo da empresa, José Ramos, pode ler-se que o “OE2021 é dissuasor do investimento dos fabricantes automóvel em tecnologias ambientalmente mais eficientes, e que o critério definido pelo Governo para discriminação fiscal positiva das viaturas híbridas menos poluentes é um absurdo. É estabelecido um parâmetro de elegibilidade que nem sequer é mensurável nem consta da homologação técnica das viaturas. O resultado foi a exclusão de todos os modelos híbridos não plug-in da taxa reduzida de ISV”.