O QUE CONFERIR AO INSPECIONAR UM CARRO USADO

Vai comprar um usado? Antes de fazer negócio, preste atenção a todos os pormenores. Aqui ficam alguns aspetos a ter em atenção.

Exterior do carro

Observe o carro com luz do dia, de preferência num dia sem chuva, para poder ver bem o estado da pintura e detetar a existência de mossas, riscos ou ferrugem. As zonas mais expostas à ferrugem serão o guarda-lamas, as extremidades do capô e bagageira, e a parte de baixo do veículo.

Observe se a carroceria está homogénea, quer em termos de pintura, quer em termos de folgas entre painéis. Se detetar desalinhamentos, isso poderá indicar que a viatura já sofreu um choque.

Nos pneus, verifique se o desgaste é regular ou irregular. O desgaste deve abranger por completo a largura dos pneus e deverá ser igual nos pneus no lado direito e esquerdo. Caso observe maior desgaste na parte de fora dos pneus frontais, isso poderá ser um indicador de que o carro foi sujeito a uma condução agressiva.

Se o desgaste nos pneus for irregular, poderão existir problemas na suspensão ou equilibragem das rodas.

Para testar a suspensão, caminhe à volta do carro e veja se se encontra bem nivelado. Balouce cada uma das extremidades do carro para cima e para baixo. Se os amortecedores estiverem em bom estado, o carro deve voltar a balouçar apenas mais uma vez. Se continuar a balouçar, poderão haver problemas na suspensão.

Capô

Abra o capô e observe o interior. Verifique se o número do chassis coincide com o que está no documento único automóvel. Se não coincidir, não será bom sinal.

Observe o estado do motor. “Se o motor estiver demasiado limpo, isso será um sinal de alerta. Essa limpeza poderá estar a dissimular fugas de óleo ou do carburador”, refere Luís Ribeirinho, do AvaliarCarro.com.

Observe a data de validade da bateria. Se já tiver sido colocada há mais de 4 anos, provavelmente estará na altura de a trocar.

Confirme se os níveis de óleo estão corretos. Se não estiverem, isso indica que o proprietário não foi meticuloso com a manutenção do carro.

Habitáculo

Posicione todos os bancos nas suas posições máximas e mínimas, afim de verificar se estão todos em condições, assim como todos os cintos de segurança. Teste se todas as portas abrem e fecham sem dificuldade, assim como os vidros de abertura manual.

Com os vidros fechados, verifique se existem cheiros dentro da viatura. Se detetar cheiro a mofo ou humidade, isso poderá indicar que existem fugas que permitem entrada de água no veículo.

Antes de colocar o motor a trabalhar, ligue a chave e verifique se todas as luzes do tabliê estão a funcionar corretamente e se não há nenhum sinal de alarme. Teste o funcionamento dos vidros elétricos, assim como o funcionamento do rádio, da sofagem e do ar condicionado.

Bagageira

Abrindo a bagageira, deve conferir se existem todos os elementos necessários em caso de sinistro, tais como o gancho de reboque, o colete de sinalização ou o triângulo. Observe novamente se há cheiros de humidade ou ferrugens, quer na bagageira, quer no pneu sobresselente.

Condução do carro

Quando conduzir o carro, procure passar por vários tipos de piso: retas e curvas, subidas e descidas, terra batida e alcatrão. Experimente, também, a condução em auto-estrada, assim como o estacionamento. Verifique se existem ruídos que se ouçam dentro do veículo, durante a condução.

Se a condução correr bem, estará na altura de negociar o preço. O AvaliarCarro.com fornece uma ficha técnica detalhada para o veículo que pretende comprar, que indica qual o preço a que veículos usados do mesmo ano, modelo e versão estão a ser comprados em Portugal, pelo consumidor final, a empresas de comércio automóvel. Geralmente, estas empresas vendem o carro já com a revisão feita e oferecem garantia. O valor indicado nesta ficha terá em conta a quilometragem real do veículo.

Artigo elaborado através de parceria com o