EMEL LANÇA CONCURSO PARA SISTEMA DE MONITORIZAÇÃO DE LUGARES DE ESTACIONAMENTO DE CARGAS E DESCARGAS

A EMEL lançou um concurso público para fornecimento, instalação e manutenção de solução de monitorização de lugares de estacionamento dedicados a operações de cargas e descargas.

Esta iniciativa surge ao abrigo do projeto C-ROADS PORTUGAL, cofinanciado através do programa europeu Mecanismo Interligar a Europa (MIE) / Connecting Europe Facility (CEF).

Este concurso, com um valor total de 370 mil euros, 50 por cento dos quais financiado pelo CEF, visa encontrar um sistema que monitorize 650 lugares de estacionamento na via pública, reservados a operações de cargas e descargas, na zona compreendida entre a Baixa Lisboeta e o Campo Grande, e permita mapeá-los e detetar a respetiva disponibilidade (livre/ocupado) em tempo-real, tornando, assim, a circulação mais fluída nas ruas da cidade.

Os critérios de adjudicação têm em consideração, além do custo, o nível de abertura do sistema proposto (possibilitando a comunicação direta dos dados com a plataforma de monitorização da EMEL) e o grau de sofisticação do equipamento, nomeadamente se permite verificar o estado por frequência de comunicação independente (p.e. Bluetooth), se dispõe de funcionalidade de selo temporal aquando da deteção de alteração de estado, se permite comunicação com outros dispositivos (smartphones, equipamentos de navegação automóvel ou chave a bordo para proxy de identificação de veículo estacionado) e se é compatível com grau de proteção IP69.

A EMEL, enquanto empresa que gere a mobilidade e o estacionamento em Lisboa, está atenta às necessidades dos seus residentes e suas residentes, assim como de quem circula nas ruas da cidade, quer seja em trabalho quer seja em lazer, sendo o seu objetivo tornar a mobilidade urbana mais segura, responsável e confiável.

Para aceder aos detalhes dos concursos, consultar a plataforma de contratação pública Saphetygov, procedimento CPI 73/2020 relativo à “Aquisição de serviços e fornecimento de bens com vista à sensorização de bolsas de cargas e descargas”.

Sobre projeto C-ROADS Portugal

O C-ROADS PORTUGAL é um projeto para o desenvolvimento harmonizado de Sistemas Inteligentes de Transporte Cooperativos (C-ITS) em Portugal, cofinanciado através do quadro Connecting Europe Facility (CEF), que pretende tornar as estradas portuguesas mais seguras para os cidadãos e cidadãs, a mobilidade mais eficiente, e reduzir as emissões do transporte rodoviário.

Sendo um projeto totalmente constituído por empresas nacionais e que integra entre outros, a totalidade dos gestores de infraestruturas rodoviárias do nosso país, considera-se que o C-ROADS PORTUGAL será um marco importante para a implementação dos serviços C-ITS à escala nacional.