RENAULT 5 PROTOTYPE | O RENASCIMENTO DE UM AUTOMÓVEL DE CULTO

A alma de uma marca está nas suas raízes. Sem cair no passado, a marca deve aí buscar a inspiração para reencontrar o espírito dos tempos gloriosos. Este será o papel do Renault 5 Prototype: mostrar que a Renault vai democratizar o automóvel elétrico na Europa, com uma abordagem moderna de um automóvel popular.

O Renault 5 Prototype é um automóvel citadino e compacto, que catapulta, para o futuro, um dos ícones intemporais da Renault, com um toque moderno e 100% elétrico. A equipa de design de Gilles Vidal inspirou-se num modelo emblemático da Renault em todo o mundo, o R5.

O Renault 5 Prototype inspira-se, claramente, no design original, com uma abordagem moderna que é também evidente nos acabamentos e nos materiais escolhidos, inspirados nos universos da eletrónica, do mobiliário e do desporto.

“O design do Renault 5 Prototype baseia-se no R5, que é um modelo de culto da nossa história. Este protótipo incorpora simplesmente a modernidade dos nossos tempos: urbano, elétrico, atraente”, afirma Gilles Vidal, Diretor do design Renault.

O R5 é imediatamente reconhecido, mas graças ao tratamento moderno das linhas e superfícies, e aos detalhes futuristas (luzes, dianteira…), o resultado está completamente em linha com o espírito dos tempos atuais.

Os elementos estilísticos retirados do design original escondem algumas funções muito modernas: a entrada de ar no capô esconde o terminal de carga, as luzes traseiras incluem defletores aerodinâmicos, e os faróis de nevoeiro no pára-choques são agora luzes de condução diurna.

Na grelha lateral, jantes e logo traseiro, há ainda um aceno ao “5” original. Os logos frontal e traseiro acendem-se, trazendo o R5 “à vida”. A bandeira francesa nos retrovisores sublinha todo o “French touch”.