COMO PREPARAR O CARRO PARA A VENDA

Para vender o carro, há uma série de tarefas a fazer, antes de a viatura ser observada pelos potenciais compradores.

Antes de tudo, peça ao mecânico para efetuar uma revisão ao carro, para garantir que tudo está em ordem e em bom funcionamento. Se existirem problemas no veículo, deve listá-los e fazer um orçamento para reparar cada um deles. Nalguns casos, a reparação antes da venda compensa. Noutros, não se justifica.

Existindo uma mossa na carroceria num carro com alguns anos, não se justifica que a mande arranjar – o arranjo não irá subir muito o valor que vai conseguir pelo carro. No entanto, se se tratar de um carro mais recente, com um pequeno problema elétrico ou de mecânica, deve investir na reparação.

Reúna toda a documentação relativa ao carro: manual de instruções, faturas de reparações e manutenções, ou compra de peças que tenham sido instaladas. Procure, também, o comprovativo de pagamento do IUC relativo ao veículo. Se o seu carro ainda está na garantia, informe-se sobre a possibilidade de a transferir para o futuro proprietário.

Terá que dar uma limpeza detalhada e meticulosa ao veículo, quer no interior quer no exterior. Não deixe nada por limpar! Um compressor de ar pode ajudá-lo a eliminar o pó dos orifícios do tabliê ou do sistema de climatização. As zonas forradas a tecido podem ser lavadas com uma solução de água e sabão, com uma escova macia.

Antes de negociar com eventuais compradores, será necessário saber quanto vale o seu carro. O AvaliarCarro.com fornece-lhe esse serviço, com base em dados provenientes de milhares de transações de veículos em Portugal. O valor obtido na avaliação reflete a realidade do mercado português e será o valor pelo qual uma empresa poderá comprar a viatura.

Preparar o carro para venda a nível particular

Se pretende vender o carro a um particular, terá de tirar fotografias ao veículo. Antes de fotografar, retire quaisquer objetos pessoais que existam no interior. As fotos devem ser tiradas sem nenhum carro à volta, e com uma boa iluminação.

A melhor hora do dia para fotografar será logo depois do nascer do sol, ou imediatamente antes do por do sol, isto para fotos mais apelativas e atrativas para os potenciais compradores.

Nas fotos, dê enfase aos pontos positivos do carro, mas também aos menos bons. Existindo mossas ou estragos, deve inclui-los nas fotografias.

Quando fotografar, se posicionar a câmara ao nível do farol do carro, o seu carro ficará com um bom enquadramento, que lhe dará um ar imponente. Aliás, se não está habituado a tirar fotografias, observe fotografias de carros tiradas por profissionais e copie os ângulos utilizados nas fotos.

Se necessitar de uma lista exaustiva com todas as características do seu carro ao pormenor, incluindo extras e opcionais existentes, poderá encomendar uma Ficha de Avaliação, no AvaliarCarro.com.

A próxima etapa será a colocação do anúncio, após a qual terá de estar disponível para responder a perguntas e efetuar testes de condução. Após acordo com o comprador, há que agilizar o pagamento e tratar de toda a documentação necessária, concluindo, por fim, o processo de venda.

Artigo elaborado através de parceria com o