NOVAS ETIQUETAS PARA PNEUS. VEJA AS MUDANÇAS

A partir de maio de 2021, estes produtos vão passar a ter mais informações relativas ao ruído em pisos com neve e gelo.

A UE comprometeu-se a reduzir as emissões de gases com efeito estufa para alcançar a neutralidade climática até 2050. A redução das emissões de CO2 do transporte rodoviário tem um papel preponderante para atingir estes objetivos.

Escolher pneus mais eficientes no consumo de combustível pode contribuir para reduzir as emissões de CO2. Para apoiar os consumidores a fazerem escolhas informadas, a UE está a introduzir um novo desenho de rotulagem para os pneus, que entrará em vigor no dia 1 de maio de 2021.

A nova rotulagem dos pneus permitirá aos consumidores obtenham informações mais pertinentes e mais facilmente comparáveis em matéria de eficiência energética, segurança e ruído, e tomem decisões economicamente justificadas e respeitadoras do ambiente no momento de aquisição dos pneus.

Novos símbolos

As novas etiquetas dos pneus vão passar a ter ícones para condições de aderência e de gelo, de acordo com as normas internacionais. Também vai passar a haver indicação do ruído dos pneus nestas condições, complementando a informação que já existe desde 2012. O ruído também vai passar a ser classificado com base em letras e não em ondas sonoras.

Menos classes

As classes energéticas menos eficientes para medição da eficiência de consumo de combustível e de ruído de isolamento externo vão deixar de aparecer nas etiquetas. Por um lado, deixaram de se fabricar pneus das classes F e G; por outro, a informação dos pneus fica mais clara para o consumidor.

Digitalização

Um código QR que fornece um endereço para uma base de dados EPREL (European Product Registry for Energy Labelling), que contém a ficha informativa do produto e onde os fabricantes, importadores e representantes autorizados, necessitam de registar os seus pneus antes de os comercializar no mercado Europeu.