AUTOEUROPA INTERROMPE PRODUÇÃO AOS FINS-DE-SEMANA

Decisão da maior exportadora nacional deve-se ao impacto da reorganização familiar decorrente do fecho das escolas na actividade da Autoeuropa, onde trabalham muitos casais, e ao aumento do número de casos de Covid-19 e de colaboradores confinados, o que provoca a falta de trabalhadores nas linhas de produção. Suspensão de produção na fábrica aos fins-de-semana deverá manter-se enquanto escolas estiverem encerradas.

Com a suspensão das aulas nas escolas de todo o país, a maior fábrica de automóveis do País e líder nas exportações industriais portuguesas, a Autoeuropa, suspendeu a produção aos fins-de-semana e a partir de segunda-feira, 25 de janeiro apenas funciona com os turnos de segunda a sexta. A decisão consta de uma comunicação interna aos trabalhadores no final da semana passada, após o Governo ter decidido encerrar todas as escolas. E visa colmatar a falta de trabalhadores para preencherem as equipas da fábrica de Palmela, onde muitos casais são funcionários, numa altura em que aumentão os casos de Covid-19 na empresa e de situações inerentes à pandemia, como o isolamento profilático, está também a provocar falta de trabalhadores nas linhas de produção.

Face ao impacto da reorganização familiar na atividade da exportadora nacional, a fábrica da Autoeuropa fechou já na passada sexta-feira, 22 de janeiro, por três dias, para permitir que os funcionários se ajustassem à nova realidade escolar anunciada na quinta-feira, 21 de janeiro, pelo primeiro-ministro. E decidiu manter a produção apenas nos turnos de segunda a sexta-feira, pelo menos, durante os 15 dias em que as escolas se manterão encerradas, numa medida que acaba por afetar algumas empresas apesar da indústria ter escapado ao encerramento decretado.