A ANECRA ACOMPANHA AS MEDIDAS PROPOSTAS PELA CCP

A ANECRA emitiu um Comunicado de Imprensa onde dá a conhecer o seu apoio as propostas da CCP (Confederação do Comércio e Serviços de Portugal), órgão do qual a ANECRA é membro integrante da Direcção, lançado no passado dia 25 de janeiro de 2021, Comunicado dirigido ao Governo de Portugal, tendo em vista a sua contribuição para uma melhor adequação das Medidas Económicas de apoio à Economia, recentemente lançadas pelo Governo Português.

A ANECRA, não tem dúvida que no momento actual, a primeira prioridade é tentar garantir por todos os meios possíveis que esta Pandemia seja rapidamente controlada e com as menores consequências possíveis do ponto de vista da Saúde Publica.

A Associação, tem um elevada sentido de responsabilidade social, tendo dado o seu contributo a vários níveis, nomeadamente através da elaboração do Protocolo Sanitário para o Sector Automóvel (com outras duas Associações do Sector) que foi uma peça fundamental e que permitiu aos vários Operadores do Mercado laborar de forma segura, em linha com as boas práticas recomendadas pela DGS, como ainda disponibilizou aos seus Associados um Serviço de Consultoria Estabelecimento Seguro.

Convém referir que face à situação extremamente grave que o tecido empresarial enfrenta, em particular o sector automóvel (já de si fortemente fustigado em 2020 com elevadas quebras de facturação), não pode a ANECRA deixar de enfatizar e reforçar o seu apoio público e enérgico ao Comunicado da CCP que alerta para as gravíssimas consequências que podem decorrer da actual situação económica. Considerando que existe um elevadíssimo risco do disparo de falências de Empresas e de desemprego em larga escala e, um Pacote de Medidas Governamentais que, não obstante os seus méritos, devem ser urgentemente reajustadas e melhoradas tendo em vista as reais necessidades dos diferentes operadores económicos.

Das 10 medidas propostas pela CCP, não é possível de deixar de destacar a primeira medida constante do comunicado: O Lay-off simplificado. Não só pelo seu alcance e a sua transversalidade, assim como pelo facto desta medida ter sido, e continuar a ser absolutamente determinante, para que uma boa parte das empresas Portuguesas possam continuar a existir, mantendo a sua actividade assim como os respectivos postos de trabalho.

O Actual Regime de Lay-off (recentemente implementado) com o critério de apenas abranger as empresas obrigadas a encerrar a sua actividade, é altamente redutor e profundamente injusto para as empresas que mantêm as suas portas abertas, não obstante não terem negócio que o sustente.

A ANECRA reconhece os méritos de muitas das medidas implementadas, assim como percebe que as mesmas são um esforço importante no sentido de tentar minorar os efeitos absolutamente devastadores sobre a Economia Portuguesa.

No entanto, e conforme faz menção o Comunicado da CCP agora estas medidas precisam urgentemente de ser melhoradas, reforçadas e reajustadas.