KASPERSKY | APRESENTA RELATÓRIOS PERSONALIZADOS DE INTELIGÊNCIA DE AMEAÇAS PARA A INDÚSTRIA AUTOMÓVEL

A Kaspersky, uma multinacional de cibersegurança fundada em 1997. Com profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e com vasta experiência em segurança leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, governos e consumidores por todo o mundo.

Acaba de anunciar o lançamento dos relatórios de inteligência de ameaças (TI – threat intelligence) personalizados para organizações da indústria automóvel, que anteriormente estavam apenas disponíveis para uma gama selecionada de clientes. Estes relatórios fornecem agora aos fabricantes de automóveis uma análise aprofundada das ameaças de segurança específicas da indústria e identificam informações que podem ser utilizadas por cibercriminosos para desenvolver ataques a veículos, infraestruturas de veículos conectados e outros sistemas.

Ao longo dos últimos tempos, vários acontecimentos despoletaram o interesse na segurança automóvel. De investigadores independentes a entusiastas do tema e cibercriminosos, o foco já não é a segurança dos dispositivos incorporados, mas sim a segurança dos próprios veículos. Isto resulta num aumento crescente do número de técnicas de ataque e na introdução de novos requisitos regulamentares, que os fabricantes devem seguir para se manterem protegidos.

O serviço Automotive TI da Kaspersky ajuda as organizações – desde fabricantes de veículos a fornecedores – a manterem-se atualizadas sobre questões de segurança relevantes que possam influenciar a indústria automóvel, permitindo-lhes tomar as medidas de correção adequadas e de forma antecipada. Este serviço personalizado foi concebido para identificar ameaças existentes e emergentes relacionadas com a indústria, contra componentes de veículos e infraestruturas de veículos conectados.

Cada relatório inclui uma visão geral e uma análise das tendências tecnológicas relacionadas com ciberataques na indústria automóvel, tais como ciberincidentes, estudos recentes de segurança, conferências, fóruns comunitários, bem como informação sobre potenciais vetores de ataque ao backend do veículo e às infraestruturas de serviços. Como entregáveis, a Kaspersky fornecerá aos clientes o relatório com um resumo executivo de alto nível, descrições de ameaças e recomendações, e ainda notificações sobre atividades de alto risco e vulnerabilidades específicas para o fabricante do equipamento original (OEM). Se o relatório encontrar uma ameaça que precise de ser resolvida com urgência, os clientes serão imediatamente notificados.

“Com o número crescente de tecnologias a serem utilizadas nos veículos modernos, é importante não só cumprir os requisitos regulamentares, mas também ter informação sobre todas as ameaças possíveis – desde as vulnerabilidades da unidade de controlo eletrónico a ataques às componentes do veículo. Ao fornecer informações relevantes sobre inteligência de ameaças, conseguimos ajudar os fabricantes de automóveis a gerir estas preocupações”, comenta Sergey Zorin, Head of Kaspersky Transportation System Security da Kaspersky.

Sergey acrescenta ainda que “graças aos relatórios de TI personalizados da Kaspersky, as organizações não só recebem informações sobre as mais recentes ciberameaças, como também detalhes mais específicos sobre as ameaças que podem afetá-las. Trabalhamos continuamente no sentido de melhorar o nosso serviço de threat intelligence, para que os fabricantes tenham tempo suficiente para mitigar quaisquer riscos potenciais que possam prejudicar os seus clientes ou manipular a sua tecnologia”.