DEPOIS DA COVID-19, AGORA É A FALTA DE SEMICONDUTORES A TRAVAR A PRODUÇÃO AUTOMÓVEL

Depois da batalha contra a Covid-19, que paralisou a indústria automóvel, motor económico do Velho Continente, os fabricantes preparam-se para recuperar de tempos dificílimos. Com obstáculos novos já ao virar da esquina: Faltam semicondutores.

Segundo o site Motor 24 e de acordo com um estudo agora publicado pela IHM Markit, a produção de mais de 1 milhão de veículos sofrerá com atrasos no primeiro semestre de 2021 devido à falta de semicondutores. Os indicadores confirmam aceleração importante da indústria na segunda metade do ano, mas são vários os fabricantes de automóveis que estão já a sentir o impacto da escassez de semicondutores nas suas linhas de montagem.

No início do mês de janeiro, a japonesa Honda anunciou o encerramento, por cinco dias, da fábrica na província de Mie, onde são produzidos dois dos modelos mais vendidos naquele mercado asiático, exatamente por dificuldades no fornecimento dos semicondutores utilizados nos sistemas eletrónicos dos veículos. As unidades da Honda no Canadá e nos Estados Unidos também sofreram alterações à produção pelo mesmo motivo. Enquanto a Mazda revelou que irá igualmente reduzir a produção no país e no estrangeiro.

#anecrarevista

#acea