IONIQ 5 | CHEGOU AO MERCADO UM AUTÊNTICO SUV ELÉTRICO COM A MARCA DA HYUNDAI

A Hyundai apresentou o novo Ioniq 5 que aponta a uma nova era da mobilidade sustentável com a marca da fabricante sul-coreana por via de um crossover elétrico de rápido carregamento e com materiais mais amigos do ambiente unindo a estes conceitos o do espaço interior modulável e o de ser ele próprio fonte de energia.

O primeiro Hyundai a ter o nome Ioniq destinado aos novos veículos elétricos da marca, este ‘5’ assenta na plataforma E-GMP (Electric-Global Modular Platform) que lhes é destinada permitindo uma distância entre eixos maior e que neste caso é de 3.000 mm – com mais 100 mm do que o grande SUV Hyundai Palisade.

São 4.635 mm de altura, 1.890 mm de largura e 1.605 mm de largura num crossover com um design arrojado de traços exteriores afilados e angulares com luzes diurnas com uma assinatura nova ‘pixelizada’ também presente atrás ligando um perfil aerodinâmico em que se destacam, para além das linhas, as jantes de 20’’ e as câmaras retrovisoras digitais.

A nova plataforma com um fundo plano sobre a instalação das baterias e os tais 3.000 mm entre eixos exponencia o espaço interior do crossover para níveis do segmento D num ambiente de ‘ilha interior’ com uma consola deslocável 140 mm para trás os bancos da frente reclináveis em 90º para descanso de quem vai à frente ou a modularidade da segunda fila de bancos num avanço em 135 mm.

O Hyundai Ioniq 5 tem uma capacidade de carga mínima de 531 litros que pode estender-se aos 1.600 litros com o rebatimento dos bancos de trás complementada com mais 57 litros à frente.

À eletrificação inimiga das emissões de gases, o Ioniq 5 junta no interior os materiais amigos do ambiente oriundos da reciclagem, de plantas ou de lã animal, nos bancos (aquecidos), nos revestimentos e em vários pontos de apoio e também na pintura com extratos de plantas. A cereja no topo deste bolo ambiental é a opção por um tejadilho solar que carregará as baterias.

O Hyundai Ioniq 5 oferece quatro versões distribuídas entre as baterias de 58 kWh ou 72,6 kWh de capacidade e com apenas um motor atrás ou dois motores (um por eixo) com tração integral. A versão mais poderosa com dois motores e a bateria de 72.6 kWh tem uma potência de 225 kW (302 cv) e 605 Nm de binário e acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5.2 segundos.

Com a bateria de 58 kWh, a versão de tração integral acelera dos 0 aos 100 km/h em 6.1 segundos, enquanto a de apenas um motor com 160 kW (215 cv) e 350 NM o faz em 8.5 segundos e em 7.4 segundos com a bateria de maior capacidade – apontando nesta última versão a uma autonomia entre os 470 e 480 km (valores ainda sob homologação).

O Hyundai Ioniq 5 está apto para ser carregado tanto em estruturas de 400 como de 800 volts com a potência de 350 kW a permitir carregamentos de 10 a 80% da bateria em apenas 18 minutos ou em apenas 5 minutos para 100 km de autonomia.

O crossover da marca sul-coreana também introduz o potencial de fornecimento de energia com a função V2L (Vehicle-to-Load) com 3,6 kWh de potência a permitir carregar aparelhos e dispositivos elétricos externos como bicicletas, ou equipamento de campismo. Há uma tomada V2L debaixo dos bancos para carregar equipamentos como computadores, com o carro ligado, e há outra tomada na porta de carregamento para fornecimentos de energia mesmo com o carro desligado.

No interior, o cokpit configurável apresenta ecrãs de 12’’ para o condutor e de info entretenimento com a conetividade a ser assegurada pelo sistema Bluelink disponibilizando controlos pela voz ou pelo smartphone e oferecendo funções como o carregamento remoto ou a pré-climatização.

O Ioniq 5 estreia na Hyundai o ‘head-up display com Realidade Aumentada e dispõe de vários sistemas de assistência à condução semiautónoma como na circulação em autoestrada (pela velocidade, distância e localização na faixa), de travagem para evitar colisões frontais, de ângulos mortos, de limitação de velocidade, de faróis máximos, de atenção do condutor ou de estacionamento remoto – algumas funcionando em conjugação como a travagem de emergência na deteção de ângulos mortos.

O Hyundai Ioniq 5 chegará a alguns mercados já no primeiro semestre deste ano e a marca sul-coreana revela que irá expandir a sua gama de novos veículos elétricos com o sedã Ioniq 6 e o grande SUV Ioniq 7.

Fonte: Auto Portal

#anecrarevista #veículoselétricos #Hyundai #HyundaiPortugal #autoimperial #IONIQ5