REN |DESENVOLVEU SOLUÇÃO INOVADORA A NÍVEL MUNDIAL QUE PERMITE CARREGAR CARROS ELÉTRICOS

Com o mundo a mudar para a mobilidade elétrica, as gigantes da energia têm aqui um enorme desafio e também elas podem criar soluções.

A REN desenvolveu uma solução inovadora a nível mundial que, em breve, vai permitir que os veículos elétricos possam ser carregados através das Redes de Transporte de eletricidade Muito Alta Tensão (MAT).

REN cria patente europeia de sistema de carregamento

Com a evolução que tem acontecido ao nível dos carros elétricos, é fundamental existirem plataformas que permitam carregamentos rápidos e também sistemas de carregamentos em massa para frotas.

Recentemente a REN registou uma patente europeia relativa a carregamentos elétricos a partir da rede de muita alta tensão.

Segundo o comunicado, o carregamento de veículos elétricos a partir da MAT permite disponibilizar, em Portugal continental, um conjunto significativo de polos, como as áreas de serviço para abastecimento de veículos elétricos, sem necessidade reforço da rede MAT existente, constituindo assim uma vantagem competitiva, eficaz em termos de custos e tempo de carregamento, em relação às soluções tradicionais deste tipo de serviço.

Esta solução transforma a energia transportada na infraestrutura da REN de Muito Alta Tensão (MAT) diretamente para Baixa Tensão (BT), permitindo abastecer os futuros locais onde existirão necessidades de carregamento simultâneo de elevadas necessidades de potência, como sejam, por exemplo, as frotas de transportes públicos ou de empresas com elevado número de veículos elétricos, para além de outras aplicações como a componente florestal ou fluvial.

A REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A. é uma empresa portuguesa de transporte de eletricidade e gás natural. É responsável pela gestão global do Sistema Elétrico Nacional e do Sistema Nacional de Gás Natural.

Fonte: Pplware

#anecrarevista #atualidade #bateriaseletricas #veiculoseletricos #carregamentoelétrico #ren