Bridgestone e Lightyear combinam forças para o primeiro carro elétrico solar de longo alcance

Com base nos 90 anos de experiência, a Bridgestone, líder mundial em soluções avançadas e mobilidade sustentável, anunciou uma parceria exclusiva com a empresa holandesa de mobilidade inovadora, Lightyear. A Bridgestone desenvolveu pneus especificamente para o Lightyear One, o primeiro veículo elétrico solar de longo alcance do mundo, que está previsto ficar disponível a nível comercial até ao final deste ano.

Pesquisas recentes da Bridgestone demonstraram que 50% dos condutores europeus consideram adquirir um veículo totalmente elétrico e, no entanto, 37% ainda estão céticos em fazê-lo devido a preocupações em torno da eficiência e alcance limitado.

O Lightyear One aborda estas preocupações de frente, oferecendo um alcance sem precedentes de 725 km, ao mesmo tempo que é até três vezes mais eficiente em termos energéticos do que os veículos elétricos alternativos atualmente no mercado. O veículo é carregado diretamente pelo sol através de um grande telhado solar, minimizando as emissões de CO2 e as necessidades de carga do utilizador, maximizando ao mesmo tempo a eficiência.

Para alcançar um desempenho tão incrível, a Lightyear ultrapassou os limites da tecnologia atual, concebendo um veículo que ostenta o melhor coeficiente aerodinâmico de qualquer automóvel de produção até à data, através de ganhos substanciais em muitas áreas diferentes de conceção de veículos. Para apoiar este desempenho único e melhorar ainda mais a eficiência, a Lightyear procurou um pneu que oferecesse uma resistência ao rolamento muito baixa e redução de peso, de modo a preservar a vida útil da bateria, maximizar o alcance do veículo e reduzir o impacto ambiental.

A Bridgestone desenvolveu pneus Turanza Eco para o Lightyear One, combinando pela primeira vez as suas revolucionárias tecnologias de baixo peso ENLITEN e ologic. As tecnologias reduzem o peso através da utilização de menos matérias-primas ao longo do processo de fabrico, ao mesmo tempo que cortam a resistência ao rolamento através de uma banda de rodagem inovadora, diâmetros maiores, altas pressões de inflação e desenho fino.

A muito baixa resistência ao rolamento dos pneus significa também que o Lightyear One pode beneficiar de uma bateria mais leve. Como resultado, os pneus Turanza Eco são concebidos para aumentar o alcance quando comparados com os pneus alternativos específicos Bridgestone EV, o que equivale a uma redução de peso superior a 90kg. Para além de ajudar o Lightyear One a viajar mais longe entre cargas, a dispersão de sílica do pneu foi melhorada através da aplicação de uma nova tecnologia de mistura, há uma redução global de 3,6 kg (cerca de 10%) no peso do pneu por veículo, sem qualquer compromisso na quilometragem de desgaste e aderência.

Pela primeira vez, os pneus Turanza Eco ostentarão a nova Marcação Bridgestone EV nas laterais. A Marcação Bridgestone EV é aplicada aos pneus que são feitos à medida para veículos elétricos e indica que os pneus foram submetidos a um rigoroso processo de testes para receber aprovação dos fabricantes de automóveis. Como resultado, estes pneus suportam as características únicas dos veículos elétricos e satisfazem os requisitos dos fabricantes de automóveis quanto ao alcance das baterias, controlo do veículo e vida útil dos pneus.

A Bridgestone também utilizou a sua tecnologia de Desenvolvimento Virtual de Pneus que permite uma modelação precisa do desempenho de um pneu sem ter de o produzir e testar fisicamente, poupando até 40.000 quilómetros em testes reais ao ar livre e de frota. Pode também reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos e testes de pneus ao ar livre e de frotas em até 50%.

A fundação do Lightyear One foi lançada durante o Bridgestone World Solar Challenge, uma corrida de 3.000 km através do Outback australiano que ultrapassa os limites da inovação tecnológica e da mobilidade movida a energia solar. Com isto em mente, a Bridgestone tem vindo a colaborar com a Universidade Técnica de Eindhoven e as pessoas por detrás da Lightyear há oito anos. A Solar Team Eindhoven, o local de nascimento da Lightyear, ganhou o Bridgestone World Solar Challenge’s Cruiser Cup quatro vezes consecutivas, de 2016 a 2019.

Emilio Tiberio, COO & CTO da Bridgestone EMIA, explica: “A Lightyear tem impressionado com a sua abordagem à mobilidade sustentável desde que vimos a equipa enfrentar o Bridgestone World Solar Challenge, e por isso estamos entusiasmados por desempenhar um papel no projeto Lightyear One. A Bridgestone está empenhada numa redução de 50% das emissões de CO2 até 2030 e de 100% de materiais sustentáveis até 2050 e as parcerias estratégicas são fundamentais para alcançar estes objetivos”.

Lex Hoefsloot, CEO da Lightyear, acrescenta: “Estamos particularmente satisfeitos por ver esta colaboração entre a Bridgestone e a Lightyear, com duas empresas que partilham uma visão para a mobilidade sustentável futura a juntarem-se. O mundo já está a experimentar mudanças e desafios sem precedentes, e através da inovação e tecnologias de ponta podemos trabalhar juntos para agarrar as oportunidades e criar um mundo mais sustentável”.

#anecrarevista #reciclagem #anecra #pneus #veículoselétricos #atualidade #Bridgestone #bridgestonetires