Como posso provar, de forma oficial o valor de um carro usado?

Já alguma vez precisou de uma declaração que constituísse uma forma de comprovar, de forma oficial, perante terceiros, o valor de um veículo usado? Saiba em que situações isso pode acontecer e quem poderá emitir uma declaração que seja aceite por entidades estatais ou empresariais.

Quem poderá precisar de provar o valor de um veículo

1) Comerciantes de automóveis

Um comerciante de automóveis que pretenda importar um carro usado, terá de demonstrar à Autoridade Tributária (AT) qual o seu valor em Portugal, de forma a que seja calculado um valor justo de ISV (Imposto Sobre Veículos) a pagar.

2) Contabilistas

Ao avaliar os ativos de uma empresa, é necessário ter uma forma fiável para avaliação do valor da sua frota. Os valores consultáveis em sites de venda de veículos podem não reflectir a realidade do mercado nacional (podem estar inflaccionados ou em promoção) e, também, podem referir-se a veículos similares mas não iguais (mesmo modelo, mas versões diferentes, com opcionais diferentes). Mais ainda, os veículos à venda em sites, dificilmente terão quilometragem igual aos da frota a ser avaliada.

3) Administradores de Insolvência

Ao executar uma insolvência, há que saber o valor real de todas as existências da empresa. As viaturas serão para venda, pelo que, convém saber, numa declaração oficial, qual o valor de venda da frota a um comerciante de automóveis. Consultando os sites de venda de automóveis, o valor que vai encontrar será o valor de venda ao consumidor final.

4) Particulares

Um particular que esteja num processo de partilhas, devido a herança ou divórcio, poderá utlizar a declaração para comprovar o valor da viatura perante o tribunal ou os restantes elementos envolvidos na partilha. A declaração poderá ser entregue à AT juntamente com a lista de bens, ao efetuar a habilitação de herdeiros.

5) Proprietários (particulares ou empresas)

Se existir um sinistro automóvel com perda total da viatura, poderá ser necessário demonstrar, à seguradora, qual era o valor atual da mesma. O proprietário irá querer ser indemnizado de forma a poder adquirir uma viatura igual à que tinha (com a mesma quilometragem e os mesmos opcionais) e é esse mesmo o valor que irá constar na declaração (valor de compra de um veículo usado com as mesmas características e a mesma quilometragem).

Esta declaração também pode ser utilizada para o proprietário (ou tomador de seguro) ajustar o valor de prémio do seguro de danos próprios a pagar, utilizando o valor atual da sua viatura.

Quem pode emitir uma declaração oficial?

Para que a avaliação seja fidedigna, não deverá ser emitida por uma empresa que comercialize automóveis, nem por um avaliador local (sem acesso a dados estatísticos nacionais), porque esse valor não será fiável.

Terá de ser uma entidade avaliadora que tenha acesso a dados estatísticos de compra e venda de carros em todo o mercado português, e que não efetue comércio de automóveis.

A atividade do AvaliarCarro.com consiste extamente em recolher diariamente dados sobre compra e venda de carros usados em Portugal. É com base nesses dados, recolhidos em todo o território nacional, que os valores de veículos são estimados. Desta forma, o valor apresentado reflecte a realidade do mercado.

Poderá encomendar uma Declaração Oficial, que demonstre o valor de uma viatura, no site AvaliarCarro.com

A declaração será efetuada de acordo com o objetivo pretendido. Utiliza a matrícula da viatura a avaliar e contempla a quilometragem real do automóvel, assim como os extras e opcionais existentes.

Artigo elaborado através de parceria com o

#anecrarevista  #mercadousados #anecra #atualidade #mercadousados #FleetData #comprarcarro #avaliarcarro #avaliecarro #vendercarro