Perto um terço das empresas lusas inquiridas pela Arval já eletrificaram a sua frota

28% das empresas portuguesas inquiridas pelo Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2021 do Arval Mobility Observatory utilizam viaturas com energias alternativas na sua frota.

São dados retirados da 17ª edição do inquérito, que conclui que daqui a três anos, cerca de 80% das empresas portuguesas deverão ter frotas eletrificadas.

Atualmente, 70% das dos gestores de frota assumem que reduzir o impacto ambiental é a principal razão para optarem por soluções eletrificadas para a sua frota.

Também a redução de custos com combustível pesa na hora da decisão, além dos incentivos fiscais (razão assinalada por mais de metade dos gestores inquiridos pelo inquérito do Arval Mobility Observatory).

A melhoria da imagem da empresa e o cumprimento das suas políticas de responsabilidade social estão no topo das prioridades de cerca de 45% dos gestores nacionais.

Carregamento elétrico

Em Portugal, 22% das empresas já têm instalados carregadores elétricos para as suas viaturas e 71% dos gestores considera vir a instalar carregadores nas suas empresas ainda no decorrer deste ano.

Ainda assim, há um caminho a percorrer.

Atualmente, mais de metade das empresas que utilizam viaturas eletrificadas (100% elétricas ou híbridas plug-in) não têm carregadores nas suas instalações.

No entanto, 27% das empresas preveem vir a instalar carregadores elétricos nos seus parques de estacionamento durante o próximo ano.

No que respeita a custos, das empresas que já têm carregamento elétrico próprio, quase 30% assume o custo de utilização para os condutores.

O que está a atrasar a transição energética

As empresas que ainda não utilizam carros elétricos apontam os seguintes fatores como constrangimento ao uso destas soluções:

  • 49% indicam a escassez de pontos de carregamento público;
  • 25% apontam a impossibilidade de carregar os carros no escritório;
  • 21% referem a falta de carregamento em casa do colaborador;
  • 49% dos gestores referem o preço de aquisição como uma barreira ainda a ultrapassar.

Gonçalo Cruz, Head of Consulting & Arval Mobility Observatory, diz que o Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2021 traz indicadores claros por parte dos gestores portugueses em iniciarem ou continuarem a sua transformação na eletrificação do parque automóvel empresarial de forma mais significativa durante os próximos três anos.

O responsável refere ainda que se assiste a um aumento de procura de soluções de carregamento já em 2021, uma vez que PME e empresas de menor dimensão “eram mais conservadoras” no uso de novas tecnologias mas que agora demonstram uma intenção de procurar viaturas híbridas, híbridas plug-in e 100% elétricas.

O inquérito

A 17.ª edição do estudo Barómetro Automóvel e de Mobilidade 2021 do Arval Mobility Observatory consistiu em entrevistas telefónicas com gestores de frota de 5.197 empresas entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, em colaboração com especialistas da Kantar.

Foram abrangidos 20 países neste inquérito: Portugal, Áustria, Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Suécia, Rússia, Turquia e Brasil.

Durante a pesquisa, foram abordadas 250 empresas portuguesas.

A distribuição das entrevistas foi a seguinte:

  • 33% a empresas com menos de dez colaboradores;
  • 20% a empresas com número de colaboradores entre dez e 99;
  • 27% a empresas com número de colaboradores entre 100 e 499;
  • 20% a empresas com mais de 500 colaboradores.
Fonte: Fleet Magazine e Arval Mobility Observatory

#anecrarevista #anecra #atualidade #veículoselétricos #maismobilidade #carregamentoelétrico #frotas #gestãodefrotas