Valorpneu | Qual o destino dos pneus usados?

No ano passado passaram no Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU) um total de 82.646 toneladas de pneus, das quais 74.515 toneladas foram encaminhadas para valorização e 8.131 toneladas de pneus foram processados a nível da prevenção, através do serviço de recauchutagem de pneus de clientes dos recauchutadores, bem como de pneus recauchutados a nível nacional de pneus com origem fora do país

De acordo com a Valorpneu, entidade gestora do SGPU em Portugal, no que diz respeito à reciclagem dos pneus usados, uma das principais operações de valorização, verificou-se que 44.581 toneladas tiveram encaminhamento para instalações de recicladores com destino a várias aplicações finais.

O processo de reciclagem realizado em Portugal apresenta como produtos finais o pó e o granulado de borracha, o aço e o têxtil. O aço é vendido a empresas que processam metais (reciclagem) e o têxtil é passível de valorização energética.

Quanto ao granulado de borracha, as aplicações são muitas e bastante variadas, desde pavimentos diversos, utilização nas indústrias de isolamentos e da borracha e nas misturas betuminosas com borracha. Mas não ficamos por aqui.

Segundo a Valorpneu, em 2020, das 29.460 toneladas de pó e granulado de borracha produzidas pelos recicladores nacionais, 34% foi utilizado na produção de relvados sintéticos.

A relva sintética é uma solução económica, que permite uma utilização mais longa comparativamente com a relva natural, possibilita que os jogos possam decorrer durante todo o ano, independentemente das condições climatéricas, e os campos não precisam de descansar entre os jogos.

Ao nível da sustentabilidade, para além de contribuir significativamente para a economia circular, os custos de manutenção são baixos e praticamente não existe dependência de recursos naturais, como a água, nem de produtos químicos.

Fonte: Revista Pneus

#anecrarevista #reciclagem #pneus #aftermarket  #anecra #valorpneu #pneus #reciclagem #ambiente #pneususados #produtorespneus