Futuro Renault 4L eléctrico vai ser assim

Este ano celebra-se o 60º aniversário do clássico Renault 4L e a marca do losango não deverá deixar passar em branco a data. Mas, antes disso, já é possível ver como será o design do futuro eléctrico.

A nova estratégia da Renault, designada Renaulution, pretende recuperar modelos icónicos da marca do losango e devolver-lhes a “vida” com recurso a baterias e atendendo às tendências dos consumidores. Se o Renault 5 está garantido, antes dele deverá chegar o Renault 4L, que lá para o final do ano vai assinalar os 60 anos passados desde o surgimento deste clássico.

Não há nada de oficial nesse sentido, mas espera-se que, nessa ocasião, caia parte do véu que envolve o futuro Renault 4 100% eléctrico, que renascerá como SUV para aliciar um leque mais alargado de clientes, ou não fosse esta a carroçaria da moda. Sucede que, mais uma vez, a Internet expôs o segredo à volta desta surpresa, pois foram divulgados os desenhos que a Renault terá patenteado no Instituto Europeu de Patentes.

As imagens foram divulgadas pelo site AutoVisie e mostram o que, de certa forma, já era esperado. A marca francesa capricha num look crossover, com uma altura ao solo mais elevada e o que parecem ser as típicas – neste tipo de veículos – protecções em plástico a revestir toda a zona inferior da carroçaria e a enfatizar os guarda-lamas. Na frente, destaca-se a capot elevado mas plano e relativamente curto, como é de esperar neste tipo de motorização, para maximizar o espaço a bordo.

Mas o que mais salta à vista são as semelhanças com o R4 original, nomeadamente no elemento que integra os grupos ópticos e a grelha frontal. Outra reminiscência encontra-se nas duas aplicações verticais colocadas no pára-choques, à frente e atrás, os tradicionais escudetes, muito em voga nos anos 60. Visto de perfil, o esboço pauta-se pela mesma linha em cunha do modelo original e, ainda que tenha prescindido da pequena janela no pilar C, esta não deixa de ser evocada num arranjo trapezoidal.

Fonte: Observador

#anecrarevista #maismobilidade #atualidade #automotivetechnology #sustentabilidade #eficienciaenergetica #renault #Renaulution #mobility #electric