Cascais com nova empresa de autocarros

Empresa espanhola Martin vai operar 41 linhas – mais 10 do que a Scotturb – e promete maior frequência de autocarros para os cascalenses.

O município de Cascais, no distrito de Lisboa, dispõe desde dia 25 de um novo operador rodoviário, que a autarquia assegura ir duplicar a oferta e melhorar a qualidade do serviço de transporte.

O concelho de Cascais era servido até agora pela empresa de transporte Scotturb, que foi substituída desde dia 25 de maio pela espanhola Martin.

A Martin, que assegura o transporte na região metropolitana de Madrid, foi uma das três empresas que concorreu ao concurso público internacional para a prestação do serviço público de transporte no concelho de Cascais, juntamente com a Scotturb e a Ovnitur.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, Miguel Pinto Luz (PSD), afirmou que esta mudança traz “uma melhoria radical no serviço prestado dentro do concelho.

“Estamos a falar de quase duplicar os quilómetros por ano de transportes públicos, de quase 100 autocarros com zero quilómetros. É a noite e o dia esta nova operação e a operação do passado”, sublinhou.

Além da gratuidade para residentes, trabalhadores e estudantes no concelho de Cascais, já assegurada desde 2020, a nova operação contempla autocarros com um sistema de videovigilância, lugares e rampa de acesso para mobilidade reduzida e ‘wi-fi’ gratuito.

Além disso, é previsto que a nova rede de transporte público rodoviário municipal aumente para 41 linhas (atualmente são 31) e que haja uma maior frequência horária.

“No total, são mais 83% de quilómetros percorridos face à rede do ano anterior”, destaca uma nota da Câmara Municipal de Cascais.

No entanto, esta transição para um novo operador não está a ser pacífica e, neste momento, encontra-se uma ação em tribunal, da responsabilidade da Scotturb, que contesta esta decisão.

Fonte: Dinheiro Vivo

#anecrarevista #anecra #atualidade#CâmeradeCascais #SCOTTURB #empresamartin