Lightning, a pick-up que consegue alimentar uma casa durante três dias

A pickup elétrica que a Ford deu a conhecer, a F-150 Lightning, promete ter músculo e energia “para dar e vender”.

Produzida em Detroit, o modelo terá dois motores elétricos (um em cada eixo) para garantir tração às quatro rodas.

A sua potência máxima é de até 571 cv e a aceleração dos 0-100 km/h é cumprida em 5 segundos, o que o torna mais rápido do que um F-150 Raptor.

Relativamente aos modos de condução, a pick-up F-150 Lightning dará quatro opções aos seus utilizadores: Normal, Sport, Off road e Tow/Haul.

A capacidade de carga útil é de 907 kg. Já a capacidade de reboque anunciada é de 4.500 kg.

Pro Power Onboard

Uma das especificidades do modelo está no sistema Pro Power Onboard, o qual permite que a pick-up se torne uma espécie de central elétrica, podendo alimentar todo o género de equipamentos (numa ótica de V2Grid) e, inclusivamente, uma casa durante três dias – de acordo com a Ford – com a energia da própria bateria.

Em termos de capacidade, a Ford F-150 Lightning terá um espaço de arrumação dianteiro, chamado de “frunk” (po oposição ao “trunk”, a zona de arrumação traseira), de 400 litros.

Não há, por enquanto, dados sobre a bateria, sabendo-se apenas que haverá a pick-up terá uma versão com alcance de até 370 km e outra variante com autonomia de cerca de 500 km.

A F-150 LIGHTNING CHEGARÁ AO MERCADO EM MEADOS DE 2022.

O carregamento da bateria permite recuperar de 15 a 80% da carga em 41 minutos, através de um carregador rápido de 150 kW (DC), ou em oito horas utilizando uma “wallbox” doméstica.

Tal como o Mustang Mach-E, também a pick-up Lightning estará bastante apetrechada de tecnologia, especialmente recursos inteligentes, serviços conectados, atualizações remotas (Ford Power-Ups), a aplicação FordPass para encontrar postos de carregamento ou o assistente BlueCruise, que permite a condução “hands free” em determinadas estradas nos EUA e Canadá.

Noutro toque de modernidade, o smartphone também poderá funcionar como chave.

Fonte: Motor24

#anecrarevista #maismobilidade #atualidade #sustentabilidade #eficienciaenergetica #anecra #Ford