Mercado de carros usados cresceu em abril

O mercado de carros usados cresceu 112% em abril face ao mesmo mês do ano passado, com destaque para a estabilização no registo de propriedades em igual período sobretudo, devido à escassez de veículos disponíveis abaixo de 10 mil e 20 mil euros no mercado e “ao facto de a procura se manter estável”, segundo os dados do barómetro elaborado pela Standvirtual.

Outra das conclusões do barómetro da Standvirtual, prende-se com o mercado de ‘novos’ (ligeiros e pesados), face a maio de 2020, que regista um crescimento de 159,5%. Já face a maio de 2019 verifica-se uma queda de 26,2%. No entanto, em termos comparativos, nos primeiros cinco meses do ano face ao mesmo período do ano passado regista-se um crescimento de 19,8% e face aos mesmos meses de 2019 verifica-se uma quebra de 36,3%.

A Standvirtual refere que “ainda que de forma ligeira, mas com tendência a acentuar-se nos próximos tempos, os preços começam a aumentar, sobretudo, devido à escassez de veículos disponíveis abaixo de 10 mil e 20 mil euros no mercado e ao facto da procura se manter estável”, segundo um comunicado publicado esta sexta-feira.

No primeiro quadrimestre do ano, destaca-se a estabilização no registo de propriedades em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, a Standvirtual sublinha que “se a comparação for em relação ao total dos quatro primeiros meses do ano de 2020 com os de 2019 verifica-se uma queda de 18%”.

As conclusões suprarreferidas foram apontadas num webinar organizado pelo Standvirtual, que contou com a presença de porta-vozes da Renault, BMW, Volkswagen e Peugeot. O evento ficou ainda marcado pelo consenso generalizado entre os presentes de que os incentivos dados pelo Governo português à descarbonização do parque automóvel circulante são “insuficientes” e que as principais marcas a operar no mercado nacional estão “apostadas em eletrificar significativamente a sua oferta até ao final da presente década”.

Fonte: Jornal Económico

#anecrarevista #mercadousados #anecra #standvirtual #atualidade #comprarcarro