O Grupo Renault e a Plug Power criam a “HYVIA” Uma joint-venture de mobilidade de hidrogênio

O Grupo Renault, referência na indústria automóvel, e a Plug Power Inc. (NASDAQ: PLUG), líder mundial em soluções a hidrogénio e pilha de combustível, acabam de lançar a HYVIA, de acordo com o que foi anunciado no passado dia 12 de janeiro de 2021. Esta parceria é detida, em partes iguais, pelas duas empresas e tem como CEO David Holderbach, com mais de 20 anos de experiência no Grupo Renault, nas áreas de estratégia, produto e vendas internacionais.

A designação HYVIA advém da contração de “HY” para hidrogénio e da palavra latina para estrada “VIA”, incorporando a ambição de trilhar novos caminhos para uma mobilidade com baixas emissões de carbono. Veículos comerciais como os Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) requerem grandes autonomias e tempos de reabastecimento reduzidos, requisitos operacionais em que as pilhas de combustível a hidrogénio são uma solução energética sem paralelo.

As atividades da HYVIA serão postas em prática em instalações da Renault em França:

  • A sede da parceria, assim como as equipas de pesquisa e desenvolvimento, ficarão localizadas em Villiers-Saint-Frédéric, juntamente com os centros de desenvolvimento e engenharia dos veículos comerciais ligeiros do Grupo Renault, de forma a maximizar as sinergias entre as equipas.
  • As equipas de processos, produção e logística ficarão baseadas em Flins, como parte do projeto de reconversão da fábrica e do plano que prevê o início da produção de pilhas de combustível e estações de carregamento, no final de 2021.
  • Os primeiros automóveis, baseados no Renault Master, serão montados na fábrica de Batilly.
  • A integração dos sistemas de pilhas de combustível serão realizados pela PVI, uma subsidiária do Grupo Renault desde 2017, que está localizada em Gretz-Armainvilliers.

A tecnologia de hidrogénio da HYVIA complementa a tecnologia E-TECH da Renault, aumentando a autonomia dos automóveis até aos 500 km, com um tempo de recarga de apenas três minutos. Estas vantagens são particularmente adaptadas à utilização dos automóveis comerciais, ao mesmo tempo que respondem aos desafios legislativos, que visam a descarbonização dos centros urbanos.

Os três primeiros automóveis equipados com pilha de combustível (fuel cell) lançados sob a égide da HYVIA serão baseados na plataforma do Renault Master e deverão estar disponíveis, na Europa, no final de 2022, sendo acompanhados pelo lançamento de estações de abastecimento e pelo fornecimento de hidrogénio verde:

– Transporte de bens:  versão Van e Chassis Cabine para grandes volumes

– Transporte de passageiros: versão “mini-autocarro” urbano

“Como pioneiro nas novas energias e líder europeu nos comerciais ligeiros elétricos, e com a criação da parceria HYVIA, o Grupo Renault prossegue o seu objetivo de, em 2030, ter a quota de viaturas mais verde do mercado. Esta parceria integra todo o ecossistema de mobilidade a hidrogénio, num formato inovador, do automóvel às infraestruturas e aos serviços “chave na mão” para os clientes. O desenvolvimento desta tecnologia de topo permitirá ao Grupo Renault fortalecer a sua base industrial e estabelecer atividades geradoras de valor acrescentado, neste prometedor segmento, em França”, afirmou Luca de Meo, CEO do Grupo Renault.

“A Plug Power é líder nas soluções baseadas em ecossistemas a hidrogénio, com mais de 40 000 sistemas de pilha de combustível já instalados e 110 estações de abastecimento capazes de distribuir 40 toneladas de hidrogénio por dia. A Plug Power é líder tecnológico nas soluções de hidrogénio verde obtido por eletrólise. Com a HYVIA, estamos a trazer a mobilidade a hidrogénio para França e para a Europa”, acrescentou Andrew Marsh, CEO da Plug Power.

“A Renault é pioneira no hidrogénio desde 2014, com mais de 100 veículos comerciais ligeiros a circular. Estamos entusiasmados com esta junção de esforços com a Plug Power, com as suas soluções integradas de aproximação à tecnologia do hidrogénio verde. A HYVIA está agora a trilhar novos caminhos no sentido da descarbonização, com uma oferta completa de soluções baseadas no hidrogénio. A HYVIA tira partido das experiências complementares dos Grupo Renault e da Plug Power e traça o objetivo de, até 2030, atingir os 30% de quota de mercado no segmento dos comerciais ligeiros a hidrogénio na Europa”, palavras de David Holderbach, CEO da HYVIA.

#anecrarevista #maismobilidade #reciclagem  #reciclar #atualidade #eficienciaenergetica #renault #Renaulution #anecra #Hyvia #hydrogenpowered