Até 90% mais ecológica. A gasolina renovável que pode salvar o motor de combustão

A Neste, a principal produtora mundial de Diesel renovável e combustível de aviação sustentável (SAF), vai começar a testar na Suécia uma nova gasolina renovável que tem potencial para emitir até 90% menos gases de efeito de estufa.

A empresa finlandesa, especializada em combustíveis mais “amigos do ambiente”, quer ser a primeira a desenvolver uma gasolina renovável para uso comercial no parque automóvel existente, sem que tenha que ser feita qualquer alteração aos modelos nem à cadeia de distribuição.

Tal como acontece com o “MY Renewable Diesel”, um gasóleo feito — pela Neste — à base de ingredientes como o óleo de cozinha usado ou restos de gordura que resultam do processamento de carne e peixe, também esta gasolina “mais verde” é produzida recorrendo sobretudo a matérias-primas renováveis.

Na sua composição encontramos mais de 75% de ingredientes de base biológica, sendo que a restante percentagem é formada por componentes que também estão presentes na gasolina dita “convencional” , de forma a que o produto final cumpra a norma EN 228.

Mas se no “MY Renewable Diesel” a empresa finlandesa garante que consegue níveis de emissões de gases de efeito de estufa de até menos 90%, para já a fórmula desta gasolina renovável não vai além dos 65%. Contudo, a Neste acredita ser possível igualar a eficiência do Diesel, ou seja, atingir os mesmos 90%.

Para atingir esse nível é necessário “apurar” a fórmula, algo que será agora feito em laboratório e nos testes de estrada na Suécia, que serão levados a cabo pela Powertrain Engineering Sweden AB, empresa que fornece a Volvo e outros fabricantes automóveis com grupos motrizes e sistemas híbridos.

O objetivo passa por estudar as propriedades deste combustível e fazer os ajustes necessários antes da derradeira fase de testes, que antecede a comercialização.

“Estamos a acompanhar com muito interesse o desenvolvimento de combustíveis renováveis, como a gasolina renovável da Neste, e acreditamos que tem um grande potencial. A combinação dos nossos produtos com a gasolina renovável da Neste vai permitir aos proprietários de veículos a gasolina reduzir as emissões de gases de efeito de estufa em até 65%”. Michael Fleiss, diretor executivo da Powertrain Engineering Sweden AB

Recorde-se que a União Europeia aprovou recentemente a redução de pelo menos 55% dos gases com efeito de estufa até 2030, comparativamente com os níveis de 1990.

Fonte: Razão Automóvel

#anecrarevista #anecra #atualidade #combustiveis #gasoleo #gasolina #sustentabilidade #global100