Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

A forma mais simples e mais barata de revalidar a carta de condução é pela internet no site do IMT

O IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, já tem há algum tempo em vigor a possibilidade de os condutores revalidarem a sua carta online sem terem que ir para as intermináveis filas nos locais de atendimento ou esperarem pelos agendamentos.

Para realizar a revalidação da sua carta online terá primeiro de registar-se no site do IMT. Pode fazê-lo de forma muito simples com o seu número de contribuinte, cartão do cidadão ou Chave Móvel Digital. Depois só tem de proceder a uma validação de documentos online.

Vantagens de revalidar online

Tem duas vantagens se proceder à revalidação online. A primeira, mais óbvia, pode fazer tranquilamente em casa. A segunda é que até aos 70 anos irá pagar apenas 27 euros e depois dos 70 anos apenas 13,50 euros. Estes valores representam cerca de 10% de desconto na revalidação.

Se, ainda assim, quiser proceder à revalidação presencialmente saiba que, devido às restrições impostas pelo COVID-19 é obrigatório o agendamento online.

Só depois desse ato poderá então dirigir-se, na data e local escolhido, a um dos balcões regionais e distritais do IMT, a uma das lojas do Cidadão do Saldanha, Setúbal ou Santarém ou a um dos Espaços do Cidadão, e, proceder à revalidação de forma presencial.

Desvantagem de revalidar presencialmente

Se optar pela revalidação presencial irá pagar até aos 70 anos 30 euros e depois dos 70 anos 15 euros. A estes valores muito provavelmente terá de juntar o pagamento da sua deslocação ao local e estacionamento na zona que seguramente não será grátis… ou pode optar pelos transportes, mas… o bilhete também tem um custo. E uma diferença de 3 ou 1,5 euros ainda é dinheiro!

Fique também a saber que em alguns locais é possível, mediante um pagamento de uma taxa especial, proceder à revalidação da Carta de Condução “na hora”, mas com a atual situação pandémica a regra mantêm-se: terá de agendar o atendimento via online.

Agora se quiser saber quando deve revalidar a sua carta saiba que todas têm inscrito a data da renovação e obedece a uma tabela que pode ser consultada no site do IMT ou, se for apenas de categorias A e B também pode ver aqui.

Pandemia alargou prazos

Devido à situação causada pela pandemia de COVID-19, o prazo de validade dos documentos pessoais foi alargado.

As cartas de condução com data de validade entre 1 de setembro de 2020 e 30 de junho de 2021, continuam válidas por mais 10 meses, contados a partir da data em que caducam.

Já as cartas que caducaram entre 1 de fevereiro e 31 de agosto de 2020, cujo alargamento inicial do prazo (7 meses) expira entre 1 de setembro de 2020 e 31 de março de 2021, têm a sua validade prolongada por mais 6 meses, ou até 1 de julho de 2021, consoante a data a que for posterior.

(Nota: Todas estas informações são válidas à data de publicação do artigo mas poderão mudar de acordo com a situação pandémica. Os condutores deverão estar atentos a novas informações do IMT se assim ocorrer)
Fonte: Auto Portal

#anecrarevista #atualidade #policiasegurancapublica #psplisboa #cometlis #transito #EstamosOn #ansr #segurançarodoviária #guardanacionalrepublicana #gnr