Bruxelas quer carros elétricos “acessíveis para todos os europeus”

Serão apresentadas este mês uma série de medidas para garantir que a União Europeia consegue atingir a meta de redução das emissões de carbono em 55% até 2030, face a 1990.

Bruxelas que estimular a procura por automóveis elétricos. Nesse sentido, está a a preparar uma estratégia para tornar mais baratos os veículos mais amigos do ambiente, procurando que sejam “acessíveis para todos os europeus”, diz Frans Timmermans. A Comissão Europeia não definirá uma data para acabar a venda de carros a combustão, mas incentivará ao fim destes em breve.

Em entrevista ao Financial Times (acesso pago), o vice-presidente da Comissão Europeia diz que serão apresentadas este mês uma série de medidas para garantir que a União Europeia consegue atingir a meta de redução das emissões de carbono em 55% até 2030, por comparação com os níveis de 1990.

Entre essas medidas está um aperto nos níveis de CO2 para os carros novos vendidos durante a próxima década, bem como uma proposta para que os fabricantes de automóveis paguem pela poluição dos veículos que comercializem. “Temos de fazer estas duas coisas para estimular a introdução de veículos elétricos” no mercado, o que fará aumentar a oferta e, por sua vez, levará a uma descida dos preços destes veículos.

“Não acreditamos que definir uma data para o fim dos carros com motores a combustão seja suficiente” para que estes acabem efetivamente. “Mas dizendo à indústria que seremos cada vez mais restritos em termos das emissões envia essa mensagem e empurra-os nessa direção”, a de acabarem com os motores a combustão.

Fonte: ECO

#anecrarevista #anecra #atualidade #combustiveis #gasoleo #gasolina